Unipampa participa do II Simpósio Internacional sobre Rotas de Integração Sul-Americana
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou do II Simpósio Internacional sobre Rotas de Integração Sul-Americana (Sirisa), que ocorreu entre os dias 8 e 11 de outubro, no Campus Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu. Durante o evento, a Unipampa foi representada pelo reitor, Edward Pessano, e pelo professor do Campus São Borja, Airton Guilherme Berger Filho.
Com o objetivo de debater desafios, oportunidades e impactos das Rotas de Integração Sul-Americana, o simpósio reuniu pesquisadores, acadêmicos, gestores públicos e representantes do setor privado e da sociedade civil. A programação teve palestras, conferências, mesas de apresentação de resumos e visita técnica ao Porto Seco (restrita a convidados).
A abertura do evento contou com a presença da reitora da Unila, Diana Araujo; do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; da representante da Universidade Nacional de Assunção (UNA) e da Escola Diplomática do Paraguai, Inés Martínez Valinotti; do presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Internacionais, Celso Gallegario; da representante da Subsecretaria de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, Sandra Maria de Carvalho Amaral; e do embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima.
Rotas de Integração Sul-Americana
O projeto Rotas de Integração Sul-Americana, desenvolvido pelo Governo Federal, tem como objetivo reduzir custos logísticos, ampliar o comércio regional e promover o desenvolvimento das cidades brasileiras situadas em áreas de fronteira. A iniciativa organiza, em cinco grandes eixos, obras de infraestrutura rodoviária, ferroviária, hidroviária, portuária, aeroportuária e digital, articulando esforços entre estados brasileiros, países vizinhos e organismos multilaterais. Saiba mais sobre o projeto em: Rotas de Integração Sul-Americana.
Unipampa participa da mesa temática sobre Corredor Bioceânico
O professor da Unipampa - Campus São Borja, Airton Guilherme Berger Filho, participou da mesa “Corredor Bioceânico - Eixo de Capricórnio e seus impactos sobre povos e paisagens”, na manhã da quinta-feira, 9 de outubro. Integraram as discussões da mesa a professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e representante do Ministério dos Povos Indígenas, Lara Taroco; o professor da Unila, Clóvis Briguenti; e o cacique Guarani de Guaíra (PR), Ilson Soares Tekoha Yvy Okaju. A mediação dos debates ficou por conta da professora da Unila, Cecília Angileli.
O docente da Unipampa, que atua no curso de Direito, abordou em sua explanação os impactos socioambientais da Rota de Integração sob o viés do Direito e da Governança. As reflexões do professor Airton podem ser assistidas integralmente no vídeo abaixo (a partir das 3h27).
Reitoria destaca a importância das Rotas de Integração para o desenvolvimento regional
O reitor da Unipampa, Edward Pessano, destacou a importância da temática do Simpósio para a Unipampa. Para ele, as Rotas de Integração vão ao encontro do desenvolvimento regional e nacional, além da valorização dos territórios, dos povos originários e da proteção ao meio ambiente. “As rotas aliam a sustentabilidade, o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento humanístico e social”, afirma.
Pessano explica ainda sobre a sua participação no evento: “estou participando para verificar de que forma a Universidade Federal do Pampa pode contribuir nesse processo, já que é uma Instituição localizada numa área estratégica do Mercosul e que está totalmente relacionada às rotas”.
Com informações da Unila
Últimas notícias
-
16/10/2025 - 15:34
-
16/10/2025 - 15:08
-
16/10/2025 - 13:38
-
16/10/2025 - 08:07
-
15/10/2025 - 17:17