Evento do curso de Letras ocorre hoje e amanhã no Campus Bagé com pré-lançamento de livro de imigrante venezuelana
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, promove nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de outubro, o evento "Educação Linguística em Línguas Adicionais", organizado pelo curso de Letras – Línguas Adicionais e Respectivas Literaturas. A programação contempla aulas magnas, oficinas e o pré-lançamento do livro da imigrante venezuelana Flor María López Rodríguez, às 16h45 de hoje (16), no Auditório I. O encontro será conduzido no formato de roda de conversa com a autora e é aberto à comunidade acadêmica e externa.
Sobre a obra de Flor María
A obra reúne narrativas de deslocamento da autora e de sua família da Venezuela até Bagé, revelando aspectos sensíveis da vivência imigrante, da reconstrução de pertencimento e da trajetória de reinvenção no Brasil. O livro será oficialmente lançado no dia 24 de outubro, durante a Feira do Livro de Bagé. O pré-lançamento, por sua vez, simboliza a valorização do vínculo entre a universidade pública e a comunidade local, tendo em vista que a obra é fruto de um projeto colaborativo de financiamento coletivo, desenvolvido em parceria com o Caso Espaço de Criação.
Da sala de aula à literatura
Flor María chegou à Unipampa para estudar Língua Portuguesa por meio do projeto de extensão Núcleo de Apoio à Aprendizagem Intercultural de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (Naaiplaa), destinado a migrantes e refugiados. Ela também participou do Programa Idiomas sem Fronteiras, consolidando seu vínculo com a comunidade acadêmica e impulsionando sua jornada linguística, literária e pessoal.
Segundo a professora do curso de Letras – Línguas Adicionais (Inglês, Espanhol) e Respectivas Literaturas, Clara Dornelles, a atividade representa mais que um lançamento de livro. “É o reconhecimento do papel social da universidade na promoção de espaços de escuta, acolhimento e construção de narrativas que ampliam o diálogo intercultural e reafirmam o valor da diversidade linguística e humana”, afirma.
Programação integra aula magna de curso e do mestrado
O pré-lançamento da obra integra a programação do evento “Educação Linguística em Línguas Adicionais”, que terá início às 14h30 com a aula magna do curso de Letras – Línguas Adicionais, ministrada pelos professores Margarete Schlatter e Pedro de Moraes Garcez, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ambos são referências nacionais na formação de professores de línguas.
Além da aula magna, os docentes também conduzirão uma oficina sobre educação linguística e planejamento, na sexta-feira à tarde, 17, e uma aula magna do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, na noite do mesmo dia.
Últimas notícias
-
20/10/2025 - 15:38
-
20/10/2025 - 15:07
-
20/10/2025 - 14:55
-
17/10/2025 - 16:23
-
16/10/2025 - 15:34