Universidades federais gaúchas apresentam projeto à Bancada do RS para a modernização da infraestrutura física e tecnológica das Instituições
O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Frederico Castro Pessano, e a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ursula Rosa da Silva, participaram, em Brasília, de reuniões com os parlamentares gaúchos e com a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação. As agendas, que ocorreram na última terça-feira, 14, tiveram como foco a busca de recursos de Emenda Parlamentar da Bancada do Rio Grande do Sul destinados à modernização da infraestrutura física e tecnológica das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Estado.
Pela manhã, os dirigentes, que representaram o grupo das IFES gaúchas, reuniram-se com os deputados Alexandre Lindenmeyer, Paulo Pimenta e Elvino Bohn Gass (PT) e Pompeo de Mattos (PDT), apresentando o projeto que prevê a destinação de R$ 10 milhões da Bancada Gaúcha para cada universidade federal do RS. No fim da tarde, a proposta foi novamente apresentada aos demais parlamentares da Bancada.
Conforme Pessano, o investimento proposto permitirá modernizar os espaços de ensino e pesquisa; melhorar a qualidade das atividades acadêmicas; garantir ambientes mais adequados e acessíveis para estudantes e servidores e contribuir para maior eficiência institucional e melhores condições de trabalho. O reitor também destacou que a iniciativa fortalece o papel das universidades como agentes de desenvolvimento regional e nacional.
Ao término da apresentação, os representantes das IFES gaúchas afirmaram que: “investir nas universidades federais do Rio Grande do Sul é investir no futuro do Estado e do Brasil. Cada recurso destinado retorna em conhecimento, inovação e oportunidades que transformam realidades”. Além disso, destacaram que: “ao apoiar essas instituições, o Parlamento reafirma seu compromisso com a educação pública, a ciência e o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a soberania nacional e o protagonismo gaúcho na construção de um país mais justo e próspero”.
As agendas também foram acompanhadas pela superintendente do Hospital Escola da UFPel, Silvana Paiva Orlandi, e pelo assessor de Extensão e Projetos da UFPel, Felipe Herman.
Abrangência das universidades federais gaúchas
Além de Unipampa e UFPel, o grupo das IFES é composto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
Juntas, as seis instituições atendem mais de 120 mil estudantes e contam com mais de 17 mil servidores públicos. Possuem campus universitário em 24 municípios e polos em 108 cidades, abrangendo todas as regiões do Estado. Dessa forma, o fortalecimento das Universidades Federais do Rio Grande do Sul representa uma ação estruturante e de alto impacto social, científico e econômico para o Estado.
Reunião com a Sesu/MEC
Durante a passagem por Brasília, Pessano e Ursula também foram recebidos pelo secretário de Educação Superior, Marcus Vinicius David, e pelo coordenador-geral da Sesu, Wescley Barbosa. O encontro teve como pauta a suplementação financeira das universidades federais e a garantia dos recursos previstos no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Demandas da Unipampa
Além da apresentação do projeto coletivo das IFES aos deputados, o reitor da Unipampa tratou sobre recursos para projetos institucionais, como o Hospital Universitário do Pampa (HUP), o Parque Tecnológico Binacional de Santana do Livramento e o projeto Transformação Digital da Construção Civil no Rio Grande do Sul, que é uma proposta desenvolvida em parceria com a UFSM.
Últimas notícias
-
20/10/2025 - 15:38
-
20/10/2025 - 15:07
-
20/10/2025 - 14:55
-
17/10/2025 - 16:23
-
16/10/2025 - 15:34