Unipampa inaugura Monumento Histórico Comemorativo à Geofísica em Caçapava do Sul
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), inaugurou, na última quinta-feira (9 de outubro), o Monumento Histórico Comemorativo à Geofísica, em um evento que reuniu autoridades, egressos e profissionais da área para celebrar a história e os pioneiros da Geofísica no Brasil. A solenidade foi realizada no Campus Caçapava do Sul, com atividades no auditório e no Jardim da Geodiversidade.
A abertura oficial, às 14h, contou com a presença da vice-reitora da Unipampa, professora Francéli Brizolla; do prefeito de Caçapava do Sul, Marcelo Spode; do diretor do Campus, José Rojas; e do presidente da SBGf, Luiz Braga. Em seguida, a programação prosseguiu com uma série de palestras que abordaram a trajetória da Geofísica na região e no país.
Entre os destaques, houve um tributo ao pioneiro Déci Savério Oddone, apresentado por Décio Fabrício Odone, CEO da Brava Energia. Também foi realizada a apresentação do histórico da prospecção mineral em Caçapava do Sul, conduzida por Nilson Torres Dorneles, coordenador de assuntos institucionais da Lavras do Sul Mineração (LDSM). O coordenador do curso de Geofísica da Unipampa, José Pedro Rebes Lima, destacou os principais avanços e contribuições da universidade para a área. Representando a SBGf, Susane Maciel, responsável pelas Relações Acadêmicas, ministrou a palestra “A importância dos capítulos estudantis e ações em curso para implementação pela SBGf”. Na sequência, Paulo Johann, presidente do Congresso SBGf Rio25, apresentou informações sobre o Congresso Internacional de Geofísica 2025. Todas as atividades ocorreram no auditório do campus.
O ponto alto da programação foi o descerramento da placa de inauguração do monumento em homenagem aos pioneiros da Geofísica, realizado no Jardim da Geodiversidade, com a participação das autoridades presentes e de egressos da primeira turma de Geofísica da Unipampa em Caçapava do Sul.
O evento também prestou homenagem ao município de Lavras do Sul, vizinho a Caçapava do Sul, reconhecendo seu papel fundamental e pioneiro na história da prospecção mineral no Brasil, com iniciativas iniciadas em 1932, que culminaram na formação da primeira turma de geofísicos do país. A realização da inauguração contou com a colaboração da SBGf, Unipampa, Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, AGM JR e Governo Municipal de Lavras do Sul.
Últimas notícias
-
16/10/2025 - 15:34
-
16/10/2025 - 15:08
-
16/10/2025 - 13:38
-
16/10/2025 - 08:07
-
15/10/2025 - 17:17