Nota de repúdio contra a intolerância, violência e homofobia
A Reitoria da Universidade Federal do Pampa, assim como a Pró-reitoria de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão (Procadi) e Pró-reitoria de Desenvolvimento e Assistência Estudantil (Prodae) manifestam seu mais profundo repúdio ao ato de violência ocorrido nas dependências de um clube no município de Santana do Livramento, em evento festivo que vitimou um de nossos estudantes.
É inaceitável que, em pleno século XXI, comportamentos discriminatórios e violentos ainda encontrem espaço em nossos municípios. A diversidade é um dos pilares de nossa instituição, e a Unipampa se orgulha de acolher alunos de diferentes origens, identidades e trajetórias, incluindo pessoas de comunidades indígenas, quilombolas, negros, pessoas com deficiência e aqueles que vivenciam livremente sua orientação sexual e identidade de gênero.
Reafirmamos nosso compromisso intransigente com a defesa dos direitos humanos e a luta contra qualquer forma de discriminação. É dever de todos nós, enquanto comunidade acadêmica e cidadãos, nos posicionarmos firmemente contra qualquer ato de preconceito e violência, garantindo um ambiente acolhedor, seguro e respeitoso para todos.
Não aceitaremos a perpetuação da LGBTfobia em nosso entorno. Como instituição de ensino, reiteramos nosso compromisso com a inclusão, o respeito e a dignidade das minorias historicamente marginalizadas. Seguiremos vigilantes e atuantes para que casos como este não se repitam.
Últimas notícias
-
31/10/2025 - 19:24
-
30/10/2025 - 18:45
-
30/10/2025 - 18:14
-
29/10/2025 - 14:16
-
28/10/2025 - 19:19




