Início > Unipampa cria pro reitoria de inovacao e empreendedorismo
Data de Publicação 31/10/2025 - 19:24 Atualizado em 31/10/2025 - 19:24 228 visualizações

Unipampa cria Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo

Por Franceli Couto Jorge

A partir de 1º de novembro, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) amplia sua estrutura com a criação da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo, a Proinove. A Portaria nº 1616, que modifica a estrutura organizacional da Instituição, foi publicada na quinta-feira, 30 de outubro. Com essa alteração, a Inovação e o Empreendedorismo somam-se aos demais pilares que alicerçam a Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. A gestão da Proinove, que substitui a Agência de Inovação e Empreendedorismo do Pampa (Agipampa), terá a professora Caroline Costa Moraes como pró-reitora e a professora Cássia Nespolo, do Campus São Gabriel, como pró-reitora adjunta de Inovação e Empreendedorismo.

O reitor da Unipampa, Edward Frederico Castro Pessano, explica que a criação da Proinove vai ao encontro do processo de valorização da Inovação pela Universidade. “A atual gestão criou, inicialmente, a Agência de Inovação, pois acreditamos que se trata de uma pasta que colabora com o desenvolvimento institucional preconizado no PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional]”, disse. Conforme o dirigente, a partir da disponibilização, pelo Governo Federal, de mais um cargo de direção (CD-2), foi possível avançar mais um passo. “A inovação, em todas as suas frentes, atua no fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão, a partir da articulação e promoção de ações diretas junto à comunidade”, afirma. 

Com a Proinove, a Unipampa amplia sua atuação no ecossistema de inovação; no fortalecimento dos parques tecnológicos existentes e em criação, vinculados à Universidade, como o Parque Científico e Tecnológico do Pampa (Pampatec), o Parque Científico e Tecnológico da Campanha (CampanhaTec) e o Parque Tecnológico Binacional de Sant'Ana do Livramento (Pates); e na promoção do empreendedorismo junto à comunidade acadêmica.

De acordo com o reitor, a Proinove atuará ainda na transformação do conhecimento científico em produtos e soluções que respondam a demandas locais, regionais, nacionais e internacionais. “Com essa ação, pretendemos dar suporte aos discentes e aos servidores no processo de produção de novas soluções, gerando recursos tecnológicos, humanos e financeiros, além de colocar a Unipampa como uma instituição participante da nova matriz econômica e tecnológica do Brasil”, destaca.

 

Estrutura organizacional: Inovação social ganha espaço na Proinove

Conforme a nova pró-reitora de Inovação e Empreendedorismo, professora Caroline Costa Moraes, as áreas de atuação da Proinove seguem semelhantes às da Agipampa, porém, com a inserção da área da Inovação Social. “Vamos trabalhar com inovação tecnológica, com empreendedorismo e ecossistemas de inovação e, também, com a inovação social; além da transferência de tecnologia”, explica Caroline.

Quanto à estrutura administrativa, a Proinove está estruturada com quatro divisões: Divisão de Inovação Tecnológica (DIT), Divisão de Empreendedorismo e Ecossistemas de Inovação (DE); Divisão de Projetos de Transferência de Tecnologia (DPTT) e Divisão de Inovação e Empreendedorismo Social (DIES). Comparada à estrutura anterior, Caroline avalia a participação no Consuni como um diferencial. “Como pró-reitoria, agora, a Proinove terá um assento no Consuni. Para nós, é uma grande oportunidade para podermos colocar a inovação e o empreendedorismo também como um eixo, além do ensino, pesquisa, extensão e inclusão. Dessa forma, a inovação e o empreendedorismo serão pontos de pauta, de debate e de melhorias para todos”.

Conheça a estrutura da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo

Para a nova pró-reitora, a Proinove continua com o compromisso, já assumido enquanto Agipampa, de atender todas as questões relacionadas à inovação tecnológica, inovação social, transferência de tecnologia e empreendedorismo. “Continuaremos buscando oportunidades, prestando assistência à comunidade interna e externa sobre a nossa temática”, reitera a gestora. Caroline também enfatiza a oportunidade de ampliar ações: “Estamos implementando um projeto de empreendedorismo de impacto, em que vamos, por meio de uma parceria, buscar atingir problemas sociais identificados pelos nossos alunos nas comunidades e propiciar soluções através de ações empreendedoras”.

Para a gestão superior, a institucionalização da inovação e do empreendedorismo na estrutura da Unipampa representa não apenas a consolidação de um trabalho já desenvolvido pela Universidade, mas também a abertura de novas possibilidades para ampliar sua presença e atuação como protagonista no ecossistema de desenvolvimento regional e nacional.

    • Unipampa cria Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo
      Unipampa cria Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo