Aquífero Guarani é tema central do 17º Siepe, que propõe diálogo entre ciência, comunidades e sustentabilidade
O evento científico mais aguardado pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) já tem data, local e tema definidos. Em sua 17ª edição, o Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro, no Campus Bagé, e terá como assunto central “Ciência, Comunidades e Sustentabilidade: Aquífero Guarani como elo transfronteiriço”. A proposta é incentivar reflexões sobre as inter-relações entre conhecimento, território e preservação ambiental.
O Aquífero Guarani — um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do planeta — se estende por partes dos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e, majoritariamente, do Brasil. Além de representar uma fonte essencial de vida, simboliza uma riqueza natural compartilhada e um elo entre povos, culturas e ecossistemas da América do Sul.
Representar a grandiosidade do Aquífero Guarani e reunir os principais elementos que simbolizam a temática foi um dos principais desafios para a elaboração da identidade visual do evento. Por se tratar de um tema que aborda vários conceitos, como os de "ciência", "comunidades", "sustentabilidade" e "elo transfronteiriço", e que traz o Aquífero Guarani como assunto central, era necessário produzir um layout capaz de unir e comunicar toda essa diversidade de ideias, dar a devida evidência e destaque ao Aquífero e que, ao mesmo tempo, não fosse sobrecarregado.
O programador visual da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) da Unipampa, Luan Kochann Zubaran, explica como foi o processo de criação da identidade visual do evento e quais elementos foram utilizados para se chegar ao resultado final. “Como forma de evidenciar o Aquífero, foi necessário representar a sua localização no mapa da América do Sul, destacando seu aspecto transfronteiriço. Além disso, sobre a região correspondente ao Aquífero Guarani, há ícones coloridos representando vários desses conceitos por trás do tema, como ciência, natureza, energia, água, reciclagem, agricultura, tecnologia, educação e sociedade”.
Zubaran também aponta a importância da identidade visual homenagear e representar os povos indígenas guaranis. “Como o Aquífero foi denominado em homenagem aos povos indígenas guaranis, que habitavam grande parte da região onde ele está, foi necessário também trazer elementos visuais desse povo na composição da identidade visual”, esclarece. O programador visual explica que um dos ícones que está sobre o mapa é o chocalho "mbaraka mirim" utilizado por homens e mulheres guaranis em cerimônias e apresentações artísticas. “Para destacar ainda mais essa homenagem, no plano de fundo do layout, foi aplicada uma versão inspirada na estampa "joo rami", utilizada na produção de cestarias, um trabalho manual tradicional, que tem tanto valor simbólico, quanto espiritual e cultural”, complementa Zubaran.
Inscrições
As inscrições para o evento começam no dia 18 de agosto e devem ser realizadas, exclusivamente, através do sistema de Eventos Institucionais. Quem optar por não submeter trabalhos acadêmicos ao evento pode realizar a inscrição na modalidade Comunidade Acadêmica e Geral, de forma totalmente gratuita, até o primeiro dia do Siepe: 4 de novembro de 2025. Mais informações sobre as inscrições também podem ser encontradas no site do evento.
Submissão de trabalhos: de 18 de agosto a 8 de setembro
Durante o Siepe, pesquisas desenvolvidas nos dez campi da Unipampa — que, juntos, oferecem mais de 70 cursos de graduação e de 20 de pós-graduação, entre mestrados e doutorados — somam-se às produções de outras Instituições de Ensino, evidenciando a diversidade temática do evento e a riqueza dos debates nas sessões de apresentação de trabalhos.
Para contemplar essa variedade de assuntos, o 17º Siepe conta com as seguintes modalidades de apresentação de trabalhos: iniciação científica de nível médio; graduação; pós-graduação; servidores/as; mães cientistas - graduação; mães cientistas - pós-graduação e comunidade externa. Há também modalidades específicas para estudantes dos cursos EaD da Unipampa.
Quanto às categorias de submissão de trabalhos, as pessoas inscritas deverão escolher entre: Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Cultura, Inclusão e Direitos Humanos. O formato de trabalho aceito é o de resumo simples. Os detalhes de cada categoria, informações sobre modalidade de apresentação (oral ou pôster), as normas para elaboração do resumo e outros dados para submissão estão disponíveis no Regulamento do 17º Siepe.
Site do evento
O 17º Siepe possui um site próprio, que reúne todas as informações sobre o evento: cronograma, regulamento, inscrições, dados sobre cadastro de avaliadores e avaliações, templates e muito mais. As atualizações sobre a programação, divulgação de palestras e de outras atividades também serão publicadas no site. No local, também estão disponíveis informações sobre o Prêmio Cardeal Amarelo. Acompanhe!
Últimas notícias
-
31/10/2025 - 19:24
-
30/10/2025 - 18:45
-
30/10/2025 - 18:14
-
29/10/2025 - 14:16
-
28/10/2025 - 19:19





