Gestão da Unipampa reúne-se com comunidade acadêmica do Campus Bagé para ouvir demandas
Na manhã desta terça-feira, 9, o reitor e a vice-reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Frederico Castro Pessano e Francéli Brizolla, reuniram-se com a comunidade acadêmica do Campus Bagé. O objetivo da visita foi apresentar um panorama da atual situação institucional e ouvir as demandas locais. O diretor do Campus Bagé, Pedro Dorneles, a coordenadora acadêmica, Isaphi Alvarez, e o coordenador administrativo, Anderson de Araujo, acompanharam os diálogos.
Em sua saudação inicial, Pessano apresentou o panorama orçamentário da universidade e o que isso acarreta para o andamento das atividades acadêmicas e administrativas. Também destacou avanços que ocorreram durante a atual gestão, como as questões envolvendo inclusão e acessibilidade e as melhorias nos sistemas institucionais. Já a vice-reitora falou sobre a satisfação do encontro e a importância da aproximação da gestão com os campi para que o diálogo seja efetivo e a escuta possa resultar em ação.
O primeiro momento da reunião foi com as coordenações dos cursos, que expuseram demandas e sugeriram melhorias para as suas atividades. Entre as principais demandas apresentadas estão a compra de computadores e atualização de laboratórios; ajustes em editais, especialmente nos que envolvem a participação dos estudantes em eventos internacionais; a necessidade de desburocratização e agilidade nos convênios; e frota de veículos para visitas técnicas. O processo de ingresso; os portais, sites e sistemas institucionais; Unipampa Cidadã; acústica de auditórios e salas do campus também foram assuntos abordados.
Na sequência, docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) foram ouvidos. Os docentes reforçaram as demandas apresentadas pelos coordenadores de cursos. Já com os TAEs, os assuntos envolveram o novo concurso para a categoria, o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e a proposta da reforma administrativa. Os técnicos presentes na reunião também apresentaram demandas referentes ao processo de compras e à necessidade de aquisição de equipamentos e softwares para os laboratórios.
O último encontro da manhã foi com os discentes. A vice-reitora apresentou a situação da universidade, com foco no orçamento e na assistência estudantil, e explicou o motivo da reunião, que é ouvir as proposições estudantis. O reitor, por sua vez, destacou ações que estão sendo realizadas voltadas aos discentes como as políticas de saúde e saúde mental e a maternagem. Na sequência, as discentes expuseram pontos de interesse como a necessidade de espaços para permanência dos estudantes durante o intervalo das aulas e demandas que ainda exigem atenção, como os casos de assédio.
Últimas notícias
-
24/09/2025 - 16:50
-
24/09/2025 - 15:06
-
24/09/2025 - 13:38
-
23/09/2025 - 19:26
-
23/09/2025 - 18:54