Comunidade acadêmica do Campus Santana do Livramento apresenta necessidades locais à Reitoria
Mais um campus recebeu a visita da Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para dialogar sobre as necessidades atuais da comunidade acadêmica. Nesta quinta-feira, 11, docentes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e discentes do Campus Santana do Livramento participaram de reuniões com o reitor, Edward Frederico Castro Pessano, e a vice-reitora, Francéli Brizolla.
No primeiro momento da manhã, os gestores visitaram as instalações do campus e, logo após, Pessano e Francéli reuniram-se com as coordenadoras dos cursos de Administração, Katiuscia Schiemer Vargas, e de Tecnologia em Gestão Pública, Cátia Raquel Felden Bartz. Na sequência, as demais coordenações somaram-se ao grupo para expor as necessidades locais. A partir das 10h, o espaço foi aberto para os outros docentes do Campus Santana do Livramento.
A principal demanda apresentada pelos professores é em relação à falta de servidores. De acordo com os coordenadores, o número atual de docentes, menor do que o necessário, prejudica a oferta de disciplinas e impacta a execução de projetos institucionais maiores. Além disso, os docentes também apontam que a falta dessas vagas ameaça indicadores institucionais.
No encontro com os técnico-administrativos em educação, os servidores apontaram preocupação com a evasão e com outras questões que impactam a permanência dos estudantes. Os TAEs também trouxeram pautas relativas ao trabalho em comissões; ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC); à reforma administrativa; à falta de equipamentos, especialmente de computadores; e à educação especial, com foco no estabelecimento dos fluxos envolvendo o Plano Educacional Individualizado (PEI).
Assim como os docentes, os técnicos também apontaram a falta de servidores, o que acaba por sobrecarregar as equipes atuais. Outra questão tratada pela categoria foi a necessidade e a importância da oferta de cursos de pós-graduação binacionais. A reunião também teve um momento de reconhecimento: os servidores que atuam na Secretaria Acadêmica aproveitaram a oportunidade para elogiar o trabalho desenvolvido pelos colegas da Coordenadoria de Ingresso, Documentação e Registros Acadêmicos (Cidra). Segundo eles, a nova reestruturação trouxe mais agilidade e a disponibilidade dos servidores para atendimento e esclarecimento de dúvidas é um diferencial.
Atentos aos desafios enfrentados pelo campus, Pessano e Francéli expuseram a situação do orçamento atual da Unipampa, que não acompanha o crescimento da Instituição nem os reajustes contratuais, resultando em uma insuficiência de R$ 14 milhões. O reitor também apresentou um panorama sobre as obras e afirmou ter ciência das necessidades de infraestrutura do campus. Após a conversa com as duas categorias, Pessano reconheceu que o maior gargalo do campus, atualmente, é a falta de servidores. Apesar de ser o terceiro maior campus em número de estudantes, é um dos que apresenta menor número de TAEs.
A partir do relato dos técnicos sobre a precarização de equipamentos, Pessano garantiu que dez computadores serão destinados ao campus para o desenvolvimento do trabalho dos TAEs. O reitor também falou sobre a distribuição, a partir de 2026, de Funções Gratificadas (FGs) aos dez campi da Unipampa, o que pode contribuir para a organização de fluxos internos e reestruturação de setores.
Pessano e Francéli almoçaram no Restaurante Universitário (RU) e seguiram para atendimento aos discentes, no começo da tarde. A pedido de uma discente, a vice-reitora a atendeu individualmente, enquanto o reitor recebeu os estudantes de Direito, Allan Fernandes de Souza e Felipe Maeda Akama, para ouvir as demandas da categoria. Entre as pautas estiveram assuntos como a reforma do auditório, também solicitada pelos docentes; o desenvolvimento da infraestrutura da biblioteca; questões pedagógicas; e solicitação para aumento do número de bolsas de iniciação científica. Os estudantes também mencionaram a importância das ações voltadas à permanência como o RU, a moradia estudantil e o auxílio-transporte.
As três categorias parabenizaram a gestão pela iniciativa de escuta nos campi, destacando a importância desse debate presencial, focado na realidade de cada Unidade. A equipe diretiva, composta pelos professores Alexandre Vicentine Xavier (diretor) e João Beccon de Almeida Neto (coordenador acadêmico), e pelo secretário executivo João Timóteo de Los Santos (coordenador administrativo), acompanhou diferentes momentos dos diálogos.
Últimas notícias
-
24/09/2025 - 16:50
-
24/09/2025 - 15:06
-
24/09/2025 - 13:38
-
23/09/2025 - 19:26
-
23/09/2025 - 18:54