Início > Unipampa mobiliza servidores para integrar rede de acolhimento
Data de Publicação 10/10/2025 - 17:33 Atualizado em 10/10/2025 - 17:33 88 visualizações

Unipampa mobiliza servidores para integrar Rede de Acolhimento

Rede será composta por pessoas diversas em todas as unidades da Universidade e visa fortalecer o combate ao assédio e à discriminação
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) deu início a uma campanha institucional de mobilização para que servidores manifestem interesse em integrar a Rede de Acolhimento. A iniciativa está prevista na Instrução Normativa nº 9, de 18 de setembro de 2025, e faz parte das ações do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PSPEAD), publicado pela Portaria nº 347, de 20 de fevereiro de 2025.

A Rede de Acolhimento será composta por representantes distribuídos em todas as unidades da Unipampa e terá como finalidade acolher pessoas afetadas por assédio moral, assédio sexual e discriminação no ambiente institucional. Os servidores interessados devem manifestar seu interesse junto às direções de unidade, pró-reitorias ou à chefia de gabinete da Reitoria.

Acolher, escutar e orientar

De acordo com o Plano, a atuação da Rede de Acolhimento está fundamentada em princípios como o respeito à dignidade da pessoa humana, a valorização da subjetividade, a promoção da diversidade e a construção de uma cultura institucional de integridade, igualdade e respeito mútuo. A rede também deverá prestar esclarecimentos sobre o tema e orientar as pessoas afetadas para atendimento especializado, quando necessário.

A formação dessa rede é uma das ações estratégicas coordenadas pelo Comitê Gestor do PSPEAD (CG-PSPEAD), em conformidade com o Decreto nº 12.122, de 30 de julho de 2024, que instituiu o Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação na administração pública federal.

Diversidade, ética e proteção

A composição da Rede de Acolhimento deverá considerar critérios de diversidade, incluindo gênero, raça, religião, idade, orientação sexual, origem étnica e habilidades. A atuação dos integrantes será norteada por valores como: não discriminação e respeito à diversidade; valorização do trabalho e da saúde no ambiente institucional; proteção à intimidade, aos dados pessoais e à imagem das partes envolvidas; e, abordagem ética, autônoma e distinta da disciplinar. Além disso, todos os atendimentos devem seguir o Protocolo de Acolhimento, disponível no Anexo III da Portaria nº 347/2025.

Como participar

Para integrar a Rede de Acolhimento, os servidores devem entrar em contato com os diretores de unidade, pró-reitores ou com a chefia de gabinete da Reitoria, manifestando formalmente seu interesse.

Mais informações e documentos relacionados estão disponíveis no site do Comitê Gestor do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação da Unipampa.

    • Unipampa mobiliza servidores para integrar Rede de Acolhimento
      Unipampa mobiliza servidores para integrar Rede de Acolhimento (Imagem: divulgação)