Unipampa lança curso de Agronomia do Campus Dom Pedrito durante a 92ª Farm Show
Na noite da última sexta-feira (17), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou o lançamento do curso de Agronomia do Campus Dom Pedrito. A cerimônia ocorreu na Arena da Inovação, durante a 92ª Exposição Agropecuária de Dom Pedrito, a Farm Show 2025, realizada no Parque Juventino Corrêa de Moura.
O evento foi conduzido pela diretora do campus, professora Nádia Bucco, que, durante a abertura, destacou a trajetória de mais de uma década de articulações e trabalho conjunto que culminaram na aprovação do novo curso. “Todos são muito importantes nesse processo. Vocês vieram nos dando a mão ao longo desses dez anos, e tenham a certeza que todos e todas serão lembrados em todos os momentos. [...] O curso não nasce sozinho e não será feito por poucas mãos”, afirmou.
A cerimônia reuniu autoridades locais e regionais, representantes da comunidade acadêmica e do setor produtivo. Entre os presentes, estiveram o reitor da Unipampa, professor Edward Pessano; o prefeito de Dom Pedrito, Diego da Rosa Cruz (Guiga); o secretário-adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Mário Augusto de Freire Gonçalves; o vereador Lelinho Lopes (PT), de Bagé, que teve papel importante nas tratativas junto ao Ministério da Educação (MEC) para a antecipação do início do curso. Além do presidente da Câmara de Vereadores de Dom Pedrito, Patrício Jardim Antunes (PP), e demais vereadores do município.
Inicialmente previsto para 2027, o curso de Agronomia teve seu início antecipado para 2026, resultado de uma articulação entre a Reitoria da Unipampa e o parlamentar bageense Lelinho Lopes, junto ao MEC, em reunião realizada em Brasília neste ano. Em seu pronunciamento, o reitor Pessano enfatizou o impacto regional da nova graduação:
O curso de Agronomia vai agregar não somente ao campus, mas à cidade de Dom Pedrito e a toda a região. O Rio Grande do Sul tem por vocação a agricultura e o desenvolvimento por meio da produção de alimentos, e o Campus Dom Pedrito tem isso em essência. A nova graduação vai trazer desenvolvimento social, humanístico e econômico, fortalecendo cadeias produtivas, agroindústrias e a formação de profissionais qualificados que farão de Dom Pedrito um polo agrícola de referência.
O reitor também deixou agendada uma nova visita ao campus para o dia 28 deste mês. Além disso, apresentou informes relativos a quatro novas obras que serão iniciadas nos próximos dias no campus, ampliando a infraestrutura da unidade.
Representando o governo do Estado, o secretário Mário Gonçalves ressaltou o significado da expansão da Unipampa para a interiorização da ciência e da tecnologia: “É um orgulho ver a ciência e a tecnologia mais próximas e acessíveis à comunidade, cada vez mais próxima ao produtor rural e à solução dos problemas locais”, destacou Gonçalves.
O prefeito Guiga também comemorou o lançamento, salientando o papel estratégico da formação para o município. De acordo com o representante do Executivo Municipal, Dom Pedrito é hoje a cidade com a maior área plantada de soja do Rio Grande do Sul, desta forma, o curso de Agronomia é estratégico para a valorização dos produtores e trabalhadores do campo.
O evento contou ainda com manifestações do presidente da Câmara de Vereadores de Dom Pedrito e de professores do campus. O encerramento foi conduzido pelas falas do coordenador acadêmico Algacir José Rigon e do coordenador administrativo João Carlos Prerniska Jarosezwski, que reforçaram o compromisso da universidade com a formação de excelência e o desenvolvimento regional.
Últimas notícias
-
24/10/2025 - 13:19
-
23/10/2025 - 18:18
-
23/10/2025 - 16:06
-
22/10/2025 - 23:02
-
22/10/2025 - 11:06








