Tertúlia da Unipampa celebra 19 anos do Campus Itaqui com música e integração comunitária
Na tarde do último sábado (18), o Campus Itaqui da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) comemorou seus 19 anos de fundação com a Tertúlia da Unipampa, um evento marcado por cultura, música e integração entre a comunidade acadêmica e a população itaquiense. O campus iniciou suas atividades em 16 de outubro de 2006.
A programação, que começou às 14h e se estendeu até às 20h, reuniu o reitor da Unipampa, Edward Pessano, estudantes, servidores e moradores da cidade, em uma tarde de confraternização no espaço do campus. O público prestigiou apresentações musicais, oficinas, feira de alimentos e artesanato, além de exposições de colecionáveis e hobbies e uma mostra dos cursos oferecidos pela unidade.
Pensando nos pequenos, o evento também contou com um espaço de recreação infantil. E, para completar a programação de cultura, convivência e celebração, teve uma tradicional mateada. Durante a Tertúlia, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Assistência Estudantil (Prodae) realizou a doação de materiais esportivos ao campus.
A Tertúlia da Unipampa foi organizada por uma Comissão formada por integrantes internos e externos à comunidade acadêmica. Entre os membros internos, estiveram envolvidos a Direção de Campus, docentes, técnicos administrativos e estudantes da instituição. Segundo o professor Alex Leão, um dos organizadores, “o evento possibilitou atrair para dentro do campus parte da população local que ainda não conhecia as instalações da universidade, fortalecendo o vínculo entre a instituição e a cidade”. A comissão também contou com o apoio de representantes da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Itaqui.
Trajetória e conquistas do Campus Itaqui
Com 19 anos de história, o Campus Itaqui é uma referência em ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e, juntamente com os demais campi da Unipampa, para o avanço regional.
Atualmente, a unidade oferece seis cursos de graduação: Agronomia; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Engenharia Cartográfica e de Agrimensura; Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia; Matemática; e Nutrição. Além de duas especializações: Desenvolvimento Regional e Territorial e Sistemas Agroalimentares.
Ao longo de sua trajetória, o campus já formou 1.180 estudantes na graduação e 45 na pós-graduação, entregando à sociedade profissionais qualificados e comprometidos com a transformação social.
Últimas notícias
-
24/10/2025 - 13:19
-
23/10/2025 - 18:18
-
23/10/2025 - 16:06
-
22/10/2025 - 23:02
-
22/10/2025 - 11:06









