Em Brasília, delegação da Unipampa busca apoio ao Parque Tecnológico Binacional de Santana do Livramento
Entre os dias 22 e 24 de setembro, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), representada pela Reitoria e pelo Campus Santana do Livramento, integrou a delegação formada pela Área B de Rivera (Ecossistema Binacional de Inovação), pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e por lideranças políticas em Brasília. O objetivo central da agenda foi fortalecer o diálogo em torno do Parque Tecnológico Binacional de Santana do Livramento (Pates), buscando recursos, apoio técnico e político junto a diferentes Ministérios e parlamentares.
Ao longo da missão, a comitiva participou de uma série de encontros estratégicos. No dia 22, foi realizada reunião com o coordenador-geral de Gestão do Território do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Vitarque Coelho. No dia 23, o grupo esteve em reuniões com os deputados federais do Rio Grande do Sul: Marcon, Bohn Gass e Paulo Pimenta.
A agenda contou ainda com audiência com o vice-presidente da República no exercício da presidência e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na ocasião, Alckmin destacou que a iniciativa une protagonistas fundamentais - a Universidade, os institutos de pesquisa e o setor produtivo - para impulsionar o desenvolvimento da região e do país.
No dia 24, a delegação esteve no Ministério do Planejamento e Orçamento, em reunião com Ayrton Jun Ussami, coordenador de Ambientes e Inovação. Na sequência, participou de encontro no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, onde foi recebida pela ministra Luciana Santos e sua equipe técnica, que atuam diretamente com a pauta de parques tecnológicos. A agenda do dia também incluiu visitas à deputada Maria do Rosário e ao deputado Marcelo Moraes, presidente da Bancada Gaúcha.
Compuseram a delegação em prol do Pates: a vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla; o diretor do Campus Santana do Livramento, Alexandre Vicentine Xavier; o coordenador administrativo do Campus Santana do Livramento, João Timóteo de los Santos; o coordenador institucional do Pates, Rafael Vitoria Schmidt; o coordenador de Assuntos Binacionais do IFSul, Everton Felix; e o vereador de Santana do Livramento, Rafael Castro. O ex-deputado federal Beto Albuquerque e a consultora do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Cintia Lee, também acompanharam as agendas.
Conforme a vice-reitora, Francéli Brizolla, “a missão cumpriu o papel estratégico de dar visibilidade a este grandioso projeto, único, inclusive, pelo caráter Binacional”. Nos dias 25 e 26, o Campus Santana do Livramento, junto aos demais representantes da delegação em prol do Pates, teve outras agendas em Brasília a fim de obter a contrapartida necessária para o projeto.
Últimas notícias
-
03/10/2025 - 08:36
-
02/10/2025 - 14:09
-
02/10/2025 - 09:48
-
01/10/2025 - 16:19
-
30/09/2025 - 16:05