Publicidade e Propaganda recebe conceito 4 na avaliação presencial do MEC PDF Imprimir
Qui, 07 de Abril de 2011 12:33
Na primeira avaliação presencial feita por examinadores do Ministério da Educação (MEC), o curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) recebeu conceito 4, em uma escala de 1 a 5. A nota é considerada positiva pelo coordenador do curso, professor Fábio Rodrigues Corniani.

De acordo com o professor, a comissão de avaliação in loco avaliou as três dimensões-padrão de forma positiva: o corpo docente, que recebeu conceito 5 (nota máxima), a organização didático-pedagógica e a instalação física, que receberam conceito 4. A produtividade dos alunos e a sintonia deles com os professores contribuiu também para mostrar o trabalho educacional realizado pelo curso. A visita de examinadores do MEC é uma etapa inicial do processo de reconhecimento de um curso pelo Ministério, e a avaliação emitida por eles comporá a nota do curso junto com o conceito obtido por alunos ingressantes e concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

A organização de todos os documentos foi fundamental para a boa avaliação, pondera o professor Fábio, porque permitiu que a comissão verificasse rapidamente os papéis, o que resultou em aproveitamento do tempo para uma avaliação qualitativa. Outro fator importante para o resultado, diz o coordenador, foi a contribuição de professores, técnicos e alunos que se envolveram diretamente com o processo de preparação para a visita da comissão de avaliadores.

A diretora do Campus São Borja, e também docente do curso de Publicidade e Propaganda, professora Denise Teresinha da Silva, destaca o esforço para que a apresentação fosse a melhor possível:
- Foi uma busca incessante na procura de documentos, na organização dos mesmos e na sua comprovação. Nesse período, conhecemos pessoas que largaram tudo para se dedicar a este trabalho, outras que mesmo não diretamente envolvidas replanejaram suas atividades para auxiliar na causa, por coleguismo e comprometimento institucional. Eu aprendi bastante neste processo, pois o coordenador do curso, que é quem direciona o MEC me permitiu uma participação mais efetiva. Eu aprendi a me orgulhar de trabalhar com pessoas que tem a mesma causa em comum e vestem a camisa, compram a ideia e estão presentes em todos os momentos - conta a diretora Denise.

A dirigente destaca também que para o campus, um curso reconhecido com uma boa qualificaçao é excelente, acrescentando a satisfação profissional por conta da avaliação feita a respeito do corpo docente:
- Tenho que acrescentar que, sendo integrante de um corpo docente avaliado com nota 5, fica um gosto de dever cumprido, pois na avaliação qualitativa, foi destacado o corpo discente bastante motivado, o que é reflexo de um trabalho coletivo de anos, não de dias ou semanas.

A diretora afirma que agora o trabalho é apoiar na avaliação presencial do curso de Serviço Social.
- Acreditamos em grandes possibilidades de ganhar um bom conceito, devido ao trabalho que vem sendo realizado no campus pelo curso. Como diretora, estarei à disposição do que o coordenador do curso julgar necessário.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social