Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


Publicidade e Propaganda recebe conceito 4 na avaliação presencial do MEC PDF Imprimir
Qui, 07 de Abril de 2011 12:33
Na primeira avaliação presencial feita por examinadores do Ministério da Educação (MEC), o curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) recebeu conceito 4, em uma escala de 1 a 5. A nota é considerada positiva pelo coordenador do curso, professor Fábio Rodrigues Corniani.

De acordo com o professor, a comissão de avaliação in loco avaliou as três dimensões-padrão de forma positiva: o corpo docente, que recebeu conceito 5 (nota máxima), a organização didático-pedagógica e a instalação física, que receberam conceito 4. A produtividade dos alunos e a sintonia deles com os professores contribuiu também para mostrar o trabalho educacional realizado pelo curso. A visita de examinadores do MEC é uma etapa inicial do processo de reconhecimento de um curso pelo Ministério, e a avaliação emitida por eles comporá a nota do curso junto com o conceito obtido por alunos ingressantes e concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

A organização de todos os documentos foi fundamental para a boa avaliação, pondera o professor Fábio, porque permitiu que a comissão verificasse rapidamente os papéis, o que resultou em aproveitamento do tempo para uma avaliação qualitativa. Outro fator importante para o resultado, diz o coordenador, foi a contribuição de professores, técnicos e alunos que se envolveram diretamente com o processo de preparação para a visita da comissão de avaliadores.

A diretora do Campus São Borja, e também docente do curso de Publicidade e Propaganda, professora Denise Teresinha da Silva, destaca o esforço para que a apresentação fosse a melhor possível:
- Foi uma busca incessante na procura de documentos, na organização dos mesmos e na sua comprovação. Nesse período, conhecemos pessoas que largaram tudo para se dedicar a este trabalho, outras que mesmo não diretamente envolvidas replanejaram suas atividades para auxiliar na causa, por coleguismo e comprometimento institucional. Eu aprendi bastante neste processo, pois o coordenador do curso, que é quem direciona o MEC me permitiu uma participação mais efetiva. Eu aprendi a me orgulhar de trabalhar com pessoas que tem a mesma causa em comum e vestem a camisa, compram a ideia e estão presentes em todos os momentos - conta a diretora Denise.

A dirigente destaca também que para o campus, um curso reconhecido com uma boa qualificaçao é excelente, acrescentando a satisfação profissional por conta da avaliação feita a respeito do corpo docente:
- Tenho que acrescentar que, sendo integrante de um corpo docente avaliado com nota 5, fica um gosto de dever cumprido, pois na avaliação qualitativa, foi destacado o corpo discente bastante motivado, o que é reflexo de um trabalho coletivo de anos, não de dias ou semanas.

A diretora afirma que agora o trabalho é apoiar na avaliação presencial do curso de Serviço Social.
- Acreditamos em grandes possibilidades de ganhar um bom conceito, devido ao trabalho que vem sendo realizado no campus pelo curso. Como diretora, estarei à disposição do que o coordenador do curso julgar necessário.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social
 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400