Vice-reitora da Unipampa participa de reunião com ministra das Mulheres sobre políticas de igualdade de gênero
A vice-reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Francéli Brizolla, esteve presente na quarta-feira, 20, em uma reunião realizada na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, com a ministra de Estado das Mulheres, Márcia Lopes. O encontro reuniu reitoras e vice-reitoras de universidades federais para debater estratégias de fortalecimento das políticas de igualdade de gênero no ensino superior.
Durante a reunião, foi destacado pela ministra, Márcia Lopes, a importância de potencializar a inserção de conteúdos relacionados à igualdade de gênero nos currículos acadêmicos, desde a educação básica até a pós-graduação, como caminho para promover mudanças culturais estruturais. De acordo com Francéli Brizolla, a reunião foi uma demanda de reitoras e vice-reitoras, organizadas em um grupo dentro da Andifes. As dirigentes tiveram a oportunidade de apresentar um panorama das ações realizadas pelas universidades lideradas por mulheres, seja no cargo de reitora ou de vice-reitora, abordando projetos voltados a alunas, técnicas e docentes, com destaque para pautas como maternidade, formação de meninas e mulheres na política e acolhimento de crianças nas unidades acadêmicas.
A apresentação dessas iniciativas tem como objetivo fomentar que as ações acontecem em rede, incentivando que mais universidades desenvolvam ações semelhantes, como a Sala Lilás, a Ouvidoria Feminina, e espaços destinados ao cuidado de crianças da comunidade acadêmica, projeto este já institucionalizado nos campi da Unipampa. Outro ponto debatido foi a violência de gênero enfrentada por mulheres que assumem cargos de gestão nas universidades. Nesse sentido, o grupo discutiu estratégias para ampliar formações e a divulgação de informações que contribuam para reduzir essas situações, estimulando a permanência das mulheres na universidade.
Segundo a vice-reitora Francéli Brizolla, o resultado desse diálogo será a criação de um repositório com ações, programas e projetos relacionados à equidade de gênero, que poderá servir de referência para diferentes realidades institucionais. A Andifes reúne atualmente 61 mulheres em cargos de liderança, sendo 27 reitoras e 34 vice-reitoras.
Últimas notícias
-
05/11/2025 - 14:40
-
05/11/2025 - 13:56
-
05/11/2025 - 10:36
-
04/11/2025 - 23:21
-
04/11/2025 - 18:56









