Início > Unipampa regulamenta realizacao do estagio de pos doutorado
Data de Publicação 15/10/2024 - 16:01 Atualizado em 15/10/2024 - 16:01 737 visualizações

Unipampa regulamenta a realização do estágio de pós-doutorado

O estágio de pós-doutorado refere-se ao desenvolvimento de pesquisa com a supervisão de pesquisador credenciado em programas de pós-graduação stricto sensu
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppi), publica Instrução Normativa nº 12/2024, que estabelece as normas, os critérios e os procedimentos para solicitação de cadastro para realização de estágio de pós-doutorado na Universidade. Com a nova regulamentação, os procedimentos institucionais foram padronizados. A partir de agora, os registros da solicitação do estágio até a emissão do certificado serão realizados via processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Os pedidos de estágio de pós-doutorado devem ser realizados pelo professor supervisor responsável. Cabe ao professor também selecionar interessados, independente da publicação de editais. Portanto, as seleções e ingressos podem ocorrer em qualquer período letivo.

O estágio de pós-doutorado consiste no desenvolvimento de atividades de pesquisa com a supervisão de um professor ou pesquisador vinculado aos programas de pós-graduação stricto sensu da Unipampa. O estágio inclui tanto as atividades de ensino, através das experiências em sala de aula nos cursos de graduação e/ou de pós-graduação da Instituição, quanto as atividades de extensão vinculadas aos projetos institucionais.

Segundo a Proppi, a regulamentação dos estágios na Unipampa proporciona “maior alcance e facilidade de registro processual na captação de novos pesquisadores de pós-doutoramento, pois o pós-doutorado visa dar maior visibilidade à pesquisa da Universidade e possibilita a criação de novas tecnologias”. Além disso, a Pró-Reitoria informa que os chamados “pós-docs” fortalecem o corpo docente e discente a partir de trocas significativas.

Mais informações podem ser acessadas na Instrução Normativa nº 12/2024.