Início > Unipampa recebe visita técnica de consultora do mec para tratar sobre acessibilidade
Data de Publicação 17/02/2016 - 18:51 Atualizado em 17/02/2016 - 18:57 1582 visualizações

Unipampa recebe visita técnica de consultora do MEC para tratar sobre acessibilidade

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu a visita da consultora do Ministério da Educação (MEC), Rosângela Morello, nos dias 16 e 17 de fevereiro. A reunião, que teve como objetivo promover o diálogo sobre as ações de acessibilidade, contou com a presença do reitor, professor Marco Antonio Hansen, do vice-reitor, professor Maurício Aires, pró-reitores, coordenadores e representantes das Pró-reitorias.

No início da atividade, o reitor, professor Marco Antonio Hansen, apresentou dados referentes à Unipampa. Na sequência, a coordenadora do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina), Mônica Brasil Caumo, relatou as atividades desenvolvidas pelo setor, assim como, a função do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (Nude), que faz a interface entre os campi e o Nina.

A Unipampa é a segunda universidade a ser visitada, de um total de 63 universidades públicas. Rosângela explica que não se trata de uma avaliação e, sim, de um acompanhamento das ações de acessibilidade, com foco na educação inclusiva e de acesso para todos e em todas as áreas: de informação, arquitetônica, de sinalização, entre outras.

A consultora destaca entre os pontos positivos apresentados pela Instituição, o modelo de gestão de acessibilidade descentralizado e o acompanhamento integral realizado pelo Nude nos dez campi, permitindo o atendimento a todos os alunos, mesmo aos que não apresentam deficiência. “É uma universidade inovadora”, afirma Rosângela.

Para o reitor, a visita técnica foi importante para apontar as potencialidades e vulnerabilidades da Instituição quanto à acessibilidade. Além disso, o professor Hansen destacou a participação ativa dos setores na organização da documentação apresentada durante a reunião. Segundo o reitor, o objetivo é tornar a Universidade cada vez melhor e acessível àqueles que não tinham oportunidade, assim como, promover a inclusão de pessoas com deficiência.

• Reunião entre reitor Marco Hansen, vice-reitor Maurício Aires e pró-reitores com a consultora do MEC, Rosângela Morello
      A consultora do MEC, Rosângela Morello, avaliou como positivas as ações desenvolvidas pela Unipampa / Foto: Aline Reinhardt
      Inclusão e Acessibilidade foram os temas tratados pela gestão da Unipampa com a consultura do MEC, Rosângela Morello / Foto: Aline Reinhardt
Tags: Gestão