Início > Unipampa realiza primeira colheita e vinificacao de uvas em dom pedrito
Data de Publicação 16/03/2017 - 13:38 Atualizado em 16/03/2017 - 13:41 2951 visualizações

Unipampa realiza a primeira colheita e vinificação de uvas em Dom Pedrito

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou, no início do mês de março, a primeira colheita de uvas da variedade Sangiovese do Vinhedo Experimental, projeto que iniciou em 2014 com o plantio das primeiras mudas. O vinhedo ocupa, atualmente, uma área de seis hectares, localizada na Estância do Pampa, do Campus Dom Pedrito. O projeto foi financiado por meio de um convênio entre Unipampa, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis).

O vinhedo é manejado pelos estudantes do curso de Enologia, com supervisão dos docentes. Pretende-se produzir a partir do projeto uva de mesa (fina e rústica); vinho espumante, branco e tinto (fino e de mesa); suco; uva passa; pisco; brandi e outros destilados.

De acordo com o professor do curso de Enologia, Juan Saavedra del Aguila, “o objetivo do projeto é testar uma combinação de mais de 140 tipos diferentes de variedades, clones e porta-enxertos de uvas viníferas, americanas, muitas das quais não foram testadas ainda na Região da Campanha”. O professor também explica que a fase inicial do projeto é de dez anos, porém, o tempo médio vai ser de 50 anos, podendo chegar a cem anos. “Vai ser um projeto utilizado por muitos profissionais dentro da Unipampa”, finaliza Aguila.

Na ocasião, um dos idealizadores da proposta, o docente, Marcos Gabbardo, parabenizou os acadêmicos do curso de Enologia. “São os alunos que fazem acontecer, que têm vindo aqui, têm se dedicado. São várias turmas. Outras virão e este trabalho vai ser mantido pelos alunos”, frisou.

O prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves, falou sobre a relevância da Universidade para o município. “Se hoje é um dia importante para a Unipampa, também é um dia muito importante para Dom Pedrito. Nós temos duas histórias de Dom Pedrito para contar: uma antes da Unipampa e outra depois da Unipampa”, disse Gonçalves. O prefeito também ressaltou: “E nós, enquanto administração pública, reconhecemos a importância de podermos contar com a Unipampa, que muda o cenário da cidade para que Dom Pedrito se desenvolva e encontre seu caminho, seu rumo”.

Também presente na colheita, o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, parabenizou os envolvidos na proposta. “Todo grande projeto vem de um ideal que a gente precisa valorizar. Nós temos que trabalhar em prol do melhor para a Universidade como um todo. Esse projeto é algo que estamos deixando para as gerações futuras. É extremamente importante”, concluiu.

Professores e acadêmicos do curso de Enologia no vinhedo experimental da Unipampa

Após a colheita, houve o processo de vinificação de teste da uva de variedade Sangiovese e degustação dos vinhos produzidos na Universidade. Além das autoridades locais e acadêmicas, os discentes do curso de Enologia também prestigiaram o evento.

Para saber mais informações sobre a colheita e o processo de vinificação realizado na Unipampa, assista ao vídeo.

Tags: Dom Pedrito