Início > Unipampa realiza capacitacao de servidores com foco em educacao especial e inclusiva
Data de Publicação 22/04/2024 - 14:48 Atualizado em 22/04/2024 - 14:48 214 visualizações

O treinamento aconteceu de forma presencial nos 10 campi de 1ª a 12 de abril
Por Luciane Mancilia

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promoveu capacitação presencial de 1º a 12 de abril para os campi Alegrete; Bagé; Caçapava do Sul; Dom Pedrito, Itaqui; Jaguarão; Santana do Livramento; São Borja; São Gabriel e Uruguaiana. O treinamento, intitulado “Educação especial e inclusiva no ensino superior: aporte neurodidáticos e neurometodológicos”, abordou as melhores formas de gerar inclusão e acessibilidade a estudantes com diferentes deficiências e transtornos.

O curso foi dividido em 32h presenciais de conhecimentos aplicados e 6h direcionadas às dúvidas dos participantes, além de prestarem suporte, apoio e orientação online. Ao todo, somaram-se 38h de capacitação em cada campus da Instituição. Os temas foram abordados em módulos. No primeiro, discutiu-se as necessidades educativas especiais, educação inclusiva no ensino superior e legislação específica. No segundo, a etiologia das necessidades educativas especiais. Já no terceiro, o foco foi para as necessidades educativas especiais e práticas inovadoras. Por fim, no último módulo, abordou-se a construções alternativas e práticas inovadoras em educação especial e inclusiva no ensino superior.

A ação foi uma realização da Escola de Formação de Servidores (EServ) e do Instituto Conhecer Mais e já havia sido realizada no ano de 2023 no Campus Uruguaiana. O curso fomentou a qualificação contínua do corpo docente da Universidade e teve como objetivo metas e orientações de inclusão e acessibilidade dispostas em leis, decretos e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

• Imagem de ambiente fechado contendo pessoas sentadas.
      Unipampa realiza capacitação de servidores com foco em educação especial e inclusiva (Fotos: Aline Souza)