Unipampa realiza Aula Magna e Roda de Conversa na abertura do semestre letivo 2025/2
Para “dar o play” no segundo semestre letivo de 2025, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizará dois eventos no próximo dia 22. O primeiro será a Roda de Conversa “Educar para libertar, organizar para transformar: o movimento estudantil na linha de frente”, com a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bianca Borges. Às 14h, Bianca também participa da Abertura do semestre letivo 2025/2 e Aula Magna “Mais do que notas: bem-estar e realização no ensino superior”, junto com os psicólogos Giordana Chaves, da Pró-reitoria de Desenvolvimento e Assistência Estudantil (Prodae) da Unipampa e membra do Fórum das Universidades pela Paz (FOUP), e Lauro Demenech, pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
As atividades ocorrem presencialmente no auditório do Campus Bagé, e também online. Para a roda de conversa, é necessário inscrição prévia no formulário disponível neste link. Após, os inscritos vão receber o link do evento. A Aula Magna será transmitida pelo canal oficial da Unipampa no Youtube, sem necessidade de inscrição prévia.
Saiba mais sobre os convidados:
Lauro Miranda Demenech
Psicólogo, pesquisador e Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), co-fundador do Centro de Estudos Sobre Risco e Saúde (CERIS-FURG). Atua na intersecção entre Psicologia, Saúde Pública e Epidemiologia, com foco na determinação social da saúde mental. É coordenador geral do consórcio de pesquisa multicêntrico Saúde e Bem-Estar na Graduação (SABES-Grad) e pesquisador da Rede Nacional de Saúde Mental (Renasam).
Possui graduação em Psicologia (2014), mestrado em Saúde Pública (2015) e doutorado em Ciências da Saúde (2021), todos pela FURG. Tem formação complementar em Saúde Pública pela Harvard T.H. Chan School of Public Health e pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integra os programas de pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) e em Saúde Pública (PPGSP) da FURG. Também é escritor e autor do livro O que nos torna humanos.
Bianca Borges
Iniciou sua trajetória no movimento estudantil ainda no ensino médio, fundando o Grêmio da ETEC de Praia Grande e participando da refundação da UMES de Praia Grande. É estudante de Letras no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e bacharela em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).
Na universidade, foi coordenadora geral do DCE Livre da USP por quatro gestões (2018 a 2021) e diretora geral do Centro Acadêmico XI de Agosto (2019). Também foi vice-presidenta da UNE no Estado de São Paulo (2017-2019) e, na gestão seguinte, diretora de Relações Internacionais da entidade (2019-2021). Atuou por dois anos como secretária executiva da OCLAE (Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes) (2021-2023) e atualmente é presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) (2023-2025).
Eleita presidenta da União Nacional dos Estudantes com 82,62% dos votos dos delegados estudantis presentes no 60º Congresso da UNE.
Giordana Rodrigues Chaves
Psicóloga da Prodae Unipampa, atualmente em afastamento, cursando Mestrado no Programa de Pós Graduação em Ensino no campus Bagé, onde pesquisa sobre violência de gênero na universidade. Especialista em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar e em Psicologia Clínica. Membra do Fórum das Universidades pela Paz.
Últimas notícias
-
05/11/2025 - 14:40
-
05/11/2025 - 13:56
-
05/11/2025 - 10:36
-
04/11/2025 - 23:21
-
04/11/2025 - 18:56




