Unipampa realiza abertura do semestre letivo 2024/2 e Aula Magna sobre emergência climática
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), realizou, nesta terça-feira, a partir das 14h, o evento on-line de abertura do 2º semestre letivo de 2024. Na ocasião, ocorreu também a transmissão da Aula Magna “O papel da universidade no contexto de emergência climática”, conduzida pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Valério Pillar, e mediada pelo professor da Unipampa, Roberto Castanho. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Universidade.
A vice-reitora, Francéli Brizolla, iniciou sua fala dando boas-vindas à comunidade acadêmica. A professora salientou sua expectativa e esperança para o semestre vindouro, ressaltando que o tema da Aula Magna é oportuno e atual, alinhando-se a proposta de que todos possam refletir sobre as questões climáticas que afligiram a todos no estado do Rio Grande do Sul, mas que se estendem para todo o país. Também participaram da abertura: representando a Prograd, o professor Elenilson Freitas Alves, e a pró-reitora de Desenvolvimento e Assistência Estudantil, Honória Gonçalves.
Durante a Aula Magna, o palestrante, professor Valério Pillar, explicou que há uma necessidade de adaptação às mudanças climáticas sob um impacto local e regional. Ou seja, cada região possui um padrão diferente dos eventos climáticos. Diante disso, Pillar lançou ao público a questão: qual o papel da universidade no enfrentamento da crise climática? Dentre as possíveis ações, o professor salientou que “tanto as medidas de adaptação quanto de mitigação têm sido boicotadas pelo ‘negacionismo climático’”.
Sobre esse ceticismo, o professor aponta que autoridades e pessoas influentes alegam que as catástrofes climáticas, como a que ocorreu no Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024, ocorrem ao acaso. Ao negarem as evidências científicas de que há uma crise climática em curso, essas pessoas tendem a “causar o agravamento dos impactos negativos dos eventos climáticos extremos”. Neste sentido, na opinião do palestrante, dentre outras ações ligadas ao ensino, pesquisa e extensão, o papel central da Universidade é propagar informações científicas relevantes, com fontes confiáveis, como o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), e que combatam esse cenário “de boicote à busca por soluções”.
Ao final do encontro, a comunidade acadêmica realizou perguntas através do chat e ocorreu um momento de troca e diálogo, conduzido pelo professor Roberto Castanho. Quem não conseguiu assistir, a Aula Magna segue disponível no YouTube da Unipampa.
- Sobre o professor Valério de Patta Pillar, responsável por conduzir a Aula Magna:
Professor Titular do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ex-Presidente da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (ABECO) e membro honorário da International Association for Vegetation Science (IAVS).
- Sobre o professor mediador da Aula Magna, Roberto Barboza Castanho:
Professor Titular na Unipampa Campus São Borja. Professor no programas de pós-graduação em Geografia do Pontal (PPGEP/UFU) e em Serviço Social e Proteção Social (PPGSSPS/Unipampa). Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Transfronteiriças em Cartografia Socioambiental (LEPETRACS/Unipampa).
Últimas notícias
-
06/11/2025 - 13:20
-
06/11/2025 - 09:47
-
05/11/2025 - 19:18
-
05/11/2025 - 18:57
-
05/11/2025 - 18:50





