Unipampa participa de conferência da ONU sobre o fim de armas nucleares
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), representada pelo professor de Direito do Campus Santana do Livramento, Cristian Wittmann, participa de uma conferência na Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne 100 países desde segunda-feira, 27, em Nova York. A iniciativa, cujo objetivo é tentar reduzir o risco de uma guerra atômica, é liderada por vários países, entre eles Áustria, Irlanda, México, Brasil, África do Sul e Suécia, e por várias organizações não-governamentais (ONGs).
A atuação do professor da Unipampa na conferência dá-se em virtude de coordenar o projeto de extensão “Grupo de Práticas em Direitos Humanos e Direito Internacional” e por possuir experiência internacional em temas de desarmamento internacional de armas convencionais. Neste projeto, os acadêmicos participantes têm a oportunidade de interagir com temas de proteção internacional da pessoa humana em torno do desarmamento de armas convencionais. “Alunos já participaram da negociação do Tratado de Comércio de Armas, Tratado de Não Proliferação Nuclear, dentre outros. Tudo em parceria com ONGs internacionais, como é o caso agora da minha participação como experto na delegação da ONG International Campaign to Abolish Nuclear Weapons (ICAN) que trabalha pela eliminação das armas nucleares”, explica Wittmann.
A conferência, que dura até sexta-feira, 31, gera uma construção de conhecimento prático para o professor: “É uma experiência única onde a sociedade internacional, depois de mais de 70 anos das explosões em território japonês, decidiu finalmente negociar um tratado que proíbe as armas nucleares”, conclui. A segunda sessão de debates sobre a temática está agendada para junho ou julho deste ano.
Últimas notícias
-
06/11/2025 - 13:20
-
06/11/2025 - 09:47
-
05/11/2025 - 19:18
-
05/11/2025 - 18:57
-
05/11/2025 - 18:50





