Início > Unipampa firma parceria de intercambio com instituicoes de ensino superior internacionais
Data de Publicação 22/10/2024 - 18:41 Atualizado em 23/10/2024 - 01:01 708 visualizações

Unipampa firma parceria de intercâmbio com instituições de ensino superior internacionais

Os acordos foram concluídos em setembro e outubro com instituição portuguesa e espanhola
Por Luciane Mancilia

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) firmou uma parceria de mútua troca de saberes em especial nas áreas de ensino, pesquisa e tecnologia, assim como na realização de intercâmbios, com as instituições de ensino superior estrangeiras Universidade do Porto, de Portugal, e com a Universidade de La Laguna (ULL), da Espanha. 

Os acordos foram concluídos a partir da assinatura dos documentos Protocolo de Intenção entre Universidad de La Laguna/Espanha e Unipampa e Acordo de Cooperação Específico. A parceria teve a participação direta de professores dos cursos de graduação e pós-graduação da Unipampa, especialmente na fase de negociação institucional. Os documentos de oficialização foram assinados pelo reitor da Unipampa, Edward Frederico Pessano nos meses de setembro e outubro de 2024.

A partir da concretização das parcerias, os cursos da Universidade terão mais facilidade de articular intercâmbios entre as instituições. Com isso, tanto o recebimento de estudantes intercambistas, quanto a experiência internacional de estudantes da Unipampa, poderão ser articuladas oficialmente com a instituição portuguesa e espanhola.

O que diz o protocolo assinado com a Universidade de La Laguna:

O Protocolo de Intenção entre Universidad de La Laguna/Espanha e Unipampa é uma iniciativa do curso de Enologia da Unipampa, Campus Dom Pedrito, e do componente de Cátedra de Agroturismo y Enoturismo de Canarias da Universidad de La Laguna (ULL), localizada na Espanha. O termo estabelece um projeto de cooperação mútua que facilite a troca de experiências nas áreas de ensino e pesquisa. Desta forma, está disposto no protocolo que deve haver participação das comunidades acadêmicas de ambas em seus eventos promovidos, bem como a elaboração de projetos e programas em colaboração e a promoção de intercâmbio de alunos, professores, pesquisadores e técnicos-administrativos. 

O acordo foi assinado em outubro pelos reitores das instituições, Edward Frederico Pessano e Francisco Javier García Rodríguez. O projeto tem vigência de quatro anos e foi definido e elaborado pelas duas universidades, que concordaram com as condições gerais para a sua realização. Por fim, o documento ainda destaca a importância da colaboração, visando o avanço do ensino superior, com destaque para o avanço científico, tecnológico e artístico que é a cooperação entre seus respectivos países.

O que diz o acordo assinado com a Universidade do Porto:

O Acordo de Cooperação Específico é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Unipampa, Campus São Borja, com o curso de Letras da Universidade do Porto (FLUP) da Universidade do Porto, de Portugal. O objetivo da parceria é promover a mobilidade acadêmica e a troca de saberes entre as duas instituições, especialmente para realização de estágios de pesquisa e pós-doutorado. Desta forma, também firma a possibilidade de intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores, bem como o fortalecimento das áreas acadêmicas, científicas, culturais e sociais entre os países.

O acordo foi assinado em setembro pelo reitor da Unipampa, Edward Frederico Pessano, e pela diretora responsável do FLUP, Paula Costa. O documento tem vigência de três anos e as ações de mobilidade acadêmica entre instituições têm previsão para iniciar entre 2024 e 2025, segundo o calendário acadêmico da Universidade do Porto. Todos os termos dispostos no projeto devem ser cumpridos pelos participantes das universidades conforme a legislação de cada país. 

Os dois documentos firmados pela Unipampa com as instituições de ensino superior estrangeiras podem ser renovados para uma nova parceria após o término da vigência, caso as universidades desejem. Para mais informações sobre os acordos, acesse o Protocolo de Intenção entre Universidad de La Laguna/Espanha e Unipampa e o Acordo de Cooperação Específico.