Início > Unipampa e unioeste lancam turma de mestrado interinstitucional em recursos pesqueiros e engenharia
Data de Publicação 29/05/2025 - 16:05 Atualizado em 29/05/2025 - 16:34 543 visualizações

Unipampa e Unioeste lançam turma de Mestrado Interinstitucional em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está com inscrições abertas para a nova turma do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca. A iniciativa integra o Programa Interinstitucional de Cooperação (PCI), aprovado pela CAPES, e tem como objetivo oferecer qualificação stricto sensu a profissionais da região de Uruguaiana e arredores.

O edital nº 07/2025-PREP prevê 12 vagas para a turma, que será ofertada no campus da Unipampa em Uruguaiana. As inscrições acontecem de 19 de maio a 09 de junho de 2025, exclusivamente online, por meio do site da Unioeste.

O início das atividades está previsto para 18 de agosto de 2025, com duração estimada de 24 meses. O curso será ministrado de forma presencial, com parte da carga horária ofertada em formato condensado e até 20% das atividades de forma remota. A organização das disciplinas permitirá a participação de docentes de ambas as instituições, promovendo uma formação sólida e multidisciplinar.

Podem se candidatar ao processo seletivo profissionais com diploma de graduação reconhecido ou revalidado pelo MEC. As vagas são voltadas especialmente para docentes da rede pública e privada, bem como técnicos administrativos dos setores público e privado, que desejam aprofundar seus conhecimentos em áreas estratégicas da aquicultura e da conservação de recursos pesqueiros.

O processo seletivo contará com duas etapas: avaliação do projeto de pesquisa (peso 40) e análise do Currículo Lattes (peso 60). A média final mínima para aprovação é de 5,0, e as vagas serão preenchidas conforme a ordem de classificação.

Os alunos selecionados serão vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (PREP) da Unioeste, que é a instituição promotora. Cada discente terá um orientador da Unioeste e um coorientador da Unipampa.

A qualificação e a defesa das dissertações poderão ser realizadas de forma remota e síncrona, conforme regulamento específico do programa. Todas as disciplinas serão ministradas na Unipampa – Campus Uruguaiana –, garantindo a presença local dos estudantes sem a necessidade de deslocamentos frequentes à instituição promotora.

Informações

Mais detalhes sobre o processo seletivo, os documentos exigidos e o modelo de projeto de pesquisa estão disponíveis no edital completo. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a coordenação do curso pelo e-mail: toledo.ppgrecursospesqueiros@unioeste.br.