Unipampa celebra os 20 anos do anúncio de sua criação com festa popular e inauguração de prédio
No próximo domingo, 27 de julho, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) comemora 20 anos de um marco histórico: o anúncio de sua criação, que deu início à expansão do ensino superior público nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste. Foi em 27 de julho de 2005 que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em ato realizado no largo da Praça Silveira Martins, em Bagé, anunciou a fundação da Unipampa: uma universidade pública e gratuita, presente em dez municípios, com a missão de transformar vidas e promover o desenvolvimento regional, por meio da educação de qualidade.
Para celebrar a data e reviver esse momento histórico, que reuniu mais de 40 mil pessoas na praça, a Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Cultura, e a Unipampa convidam a comunidade de Bagé e região para uma grande festa popular. O evento será realizado no domingo, 27, a partir das 16h, no largo da Praça Silveira Martins - também conhecida como Praça do Coreto. Haverá mateada, praça de alimentação com gastronomia local, feira com empresas da cidade e shows gratuitos com as bandas Comunidade Nin-Jitsu e Ultramen.
A data também foi escolhida para celebrar a ampliação da infraestrutura da universidade, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação. Às 15h30, a Unipampa realiza a cerimônia de inauguração do Bloco V do Campus Bagé: um prédio de três pavimentos com área total de 4.388 metros quadrados, construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A nova estrutura abriga 19 laboratórios, oito salas administrativas e duas salas de videoconferência. Segundo a direção do Campus Bagé, “a ocupação dos laboratórios permitirá a instalação definitiva das estruturas dos cursos de Licenciatura em Química, Engenharia de Alimentos e Engenharia Química. As salas administrativas serão destinadas à Reitoria”.
Para o prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, “a Unipampa é um divisor de águas para a nossa metade sul. Foi uma conquista da luta popular e ajudou a transformar a vida de milhares de jovens, além de movimentar toda a região”.
O reitor da Unipampa, Edward Pessano, também destaca a importância da Instituição: “a criação da Unipampa além de proporcionar acesso ao ensino superior, tem contribuído para o desenvolvimento social e econômico das cidades e região onde se localiza, além de termos uma universidade que vem produzindo conhecimento científico para todo nosso país”.
SALVE A DATA: 27 de julho de 2025
- Inauguração do Bloco V do Campus Bagé
- Horário: 15h30
- Local: Campus Bagé
- Avenida Maria Anunciação Gomes Godoy, nº 1650, em Bagé/RS
- Comemoração dos 20 anos do anúncio de criação da Unipampa
- Horário: 16h
- Local: Largo da Praça Silveira Martins (Coreto), em Bagé
Sobre a Unipampa
Após o anúncio da criação, em 2005, a Unipampa iniciou suas atividades administrativas e acadêmicas nos meses de setembro - campi Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Jaguarão e Santana do Livramento - e outubro de 2006 - Alegrete, Itaqui, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana -, ainda sob tutela da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), respectivamente. A criação oficial ocorreu somente em 11 de janeiro de 2008, por meio da Lei nº 11.640.
A Instituição possui mais de 70 cursos de graduação ofertados gratuitamente nas mais diversas áreas do conhecimento e mais de 30 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), além de especializações. Em quase duas décadas, a Unipampa já diplomou mais de 17 mil pessoas, na graduação e na pós-graduação. Atualmente, a Unipampa tem 9.186 estudantes de graduação matriculados e 1.157 de pós-graduação. Para atuar no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação e nas demais áreas que constituem a Universidade são 964 docentes e 864 servidores técnico-administrativos em educação.
Últimas notícias
-
05/11/2025 - 14:40
-
05/11/2025 - 13:56
-
05/11/2025 - 10:36
-
04/11/2025 - 23:21
-
04/11/2025 - 18:56





