Unipampa atualiza Sistema de Matrículas e garante maior eficiência neste início de semestre
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) iniciou o segundo semestre letivo de 2025 com avanços no processo de matrícula dos estudantes. A atualização no Sistema de Informação para o Ensino (SIE), concluída pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), solucionou uma falha que há anos comprometia a validação dos pré-requisitos das disciplinas.
Até então, a plataforma permitia que alunos se matriculassem em componentes curriculares sem o cumprimento das exigências mínimas, o que resultava em retrabalho para as coordenações de curso, que precisavam realizar ajustes manuais. A correção dessa inconsistência foi priorizada no Plano Diretor de Tecnologia da Informação após deliberação do Comitê de Governança Digital (CGD), em 2024.
O novo módulo entrou em funcionamento neste semestre, no qual realizou mais de 30 mil processamentos de matrícula em disciplinas, sem registros de erros, conforme a Coordenadoria de Ingresso, Documentação e Registros Acadêmicos (Cidra). Para o diretor da DTIC, Diego Veneroso Pereira, “a medida representa um avanço significativo para a gestão acadêmica da Unipampa e reforça a importância da governança de TI na definição de prioridades que aprimoram os serviços institucionais”.
O reitor da Unipampa, Edward Pessano, também destaca a importância da priorização dessa demanda pelo CGD, pois atinge um grande número de pessoas: coordenadores de cursos, docentes e todos os discentes. Pessano celebra que após a atualização, não houve reclamações sobre o sistema e, em nome da Gestão Universitária, faz um agradecimento às equipes que trabalharam no desenvolvimento e implementação das melhorias. “A Reitoria agradece por terem se dedicado nesse processo que era historicamente um fator limitante para o nosso trabalho”, finaliza.
Com informações da DTIC
Últimas notícias
-
05/11/2025 - 14:40
-
05/11/2025 - 13:56
-
05/11/2025 - 10:36
-
04/11/2025 - 23:21
-
04/11/2025 - 18:56





