Início > Unipampa aprova novo plano de dados abertos para o periodo de 2025 2027
Data de Publicação 22/07/2025 - 13:11 Atualizado em 22/07/2025 - 13:11 286 visualizações

Unipampa aprova novo Plano de Dados Abertos para o período de 2025 a 2027

Documento eleva índice de governança institucional da Universidade junto à CGU
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) aprovou o novo Plano de Dados Abertos (PDA) da Instituição para o período de julho de 2025 a julho de 2027. Elaborado pela Divisão de Governança, com apoio do Comitê de Governança Digital (CGD), o documento foi validado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e reposiciona a Unipampa entre as universidades com melhor índice de governança institucional do país. Desde 2020, a Universidade não possuía um plano ativo. 

A conquista de um dos melhores índices de governança institucional significa que a Unipampa está entre as universidades federais que mais cumprem boas práticas de gestão pública, como transparência, planejamento, controle interno e prestação de contas. Esse reconhecimento é feito pela CGU com base em critérios técnicos que medem o quanto a instituição é eficiente e responsável na administração de recursos públicos e no fornecimento de informações à sociedade.

Planejamento estratégico e transparência

O Plano de Dados Abertos (PDA) é o instrumento que operacionaliza a Política de Dados Abertos da Unipampa. O novo plano tem como objetivo central fomentar a cultura da transparência e do controle social, por meio da disponibilização de dados públicos institucionais em formato aberto e processável por máquina. Entre as etapas previstas para sua execução estão: 1) Elaboração de inventário de dados; 2) Consulta pública à sociedade; 3) Definição de matriz de priorização, cronograma de abertura de bases e publicação dos conjuntos de dados nos portais da Universidade e do Governo Federal.

Conjuntos de dados priorizados

Durante os dois anos de vigência do PDA, a Unipampa se compromete a abrir e atualizar regularmente conjuntos de dados como: programas de pós-graduação; alunos regulares da graduação e pós-graduação; projetos de pesquisa; índices de evasão acadêmica; e, alunos formados. Essas informações estarão disponíveis semestral ou mensalmente, conforme o tipo de base, e poderão ser consultadas por qualquer cidadão interessado.

Equipe multidisciplinar envolvida

A coordenação do plano envolveu servidores da área de Tecnologia da Informação, bem como representantes das pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppi), de Extensão e Cultura (Proec), de Desenvolvimento e Assistência Estudantil (Prodae), de Gestão de Pessoas (Progepe) e do Sistema de Bibliotecas (Sisbi). A Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) também participa do plano com ações de divulgação para garantir acesso e uso social das informações.

Transparência como valor institucional

Com a aprovação e execução do PDA, a Unipampa reforça seu compromisso com a transparência pública e a governança digital, aproximando a comunidade acadêmica e a sociedade das informações institucionais de forma acessível e atualizada.

Mais informações

O novo Plano de Dados Abertos (PDA) pode ser acessado na íntegra no site da Universidade. O painel com os dados abertos da Unipampa já estão disponíveis no sistema da CGU. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail dg@unipampa.edu.br.