Início > Servidores participam de curso com foco na seguranca do trabalho
Data de Publicação 08/04/2016 - 16:04 Atualizado em 08/04/2016 - 16:04 1485 visualizações

Servidores participam de curso com foco na Segurança do Trabalho

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe), promoveu o curso de Segurança do Trabalho. A capacitação ocorreu entre os dias 14 e 29 de março no Campus Alegrete e reuniu cerca de 30 servidores de cinco campi da Instituição. O instrutor foi o servidor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), engenheiro eletricista Lázaro Ben Hur Pires Schiar, que possui especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gerência da Produção e é mestre em Engenharia de Produção pela UFSM.

O curso surgiu da necessidade dos servidores desempenharem suas atividades de forma segura e confortável, de modo que possam melhorar a produtividade, minimizar doenças ocupacionais e proporcionar satisfação aos mesmos. Com aulas expositivas e dialogadas, dinâmicas de grupo, estudos de casos, filmes e discussões, o encontro teve como objetivo capacitar o servidor a conhecer os aspectos técnicos da segurança do trabalho.

Para o participante Clayton Primeiro Garcia, servidor lotado na Coordenadoria de Manutenção da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação (Proplan), o curso de Segurança do Trabalho foi bastante esclarecedor. “Os conhecimentos serão aplicados nos termos de referência que elaboramos para contratação de serviços terceirizados da Unipampa, onde as normas de segurança, procedimentos a serem realizados e medidas preventivas de segurança que devem ser atendidas serão especificadas com mais clareza e conhecimento, para que possamos exigir dos nossos contratados o cumprimento do especificado nos objetos de cada contrato”, afirmou.

Clayton ressalta que além da elaboração de termos de referência, há contratos vigentes de manutenção, tais como os de elevadores, predial, de ar condicionado, de limpeza de reservatórios, entre outros, os quais a Coordenadoria de Manutenção atua como gestora. “Com isso mantemos contato direto com as empresas e, também, com os funcionários que exercem as atividades, muitas delas consideradas de risco, assim poderemos fiscalizar e orientar melhor o andamento destes contratos e o atendimento das normas, sem a necessidade de contatar o técnico e/ou engenheiro de segurança do trabalho para pequenos esclarecimentos”, concluiu.

Com informações de Melissa Reghelin Gastaldo