Início > Segunda formacao do pnaicunipampa ocorre em sao borja e bage
Data de Publicação 27/04/2018 - 12:46 Atualizado em 02/05/2018 - 09:38 1908 visualizações

Segunda formação do PNAIC/Unipampa ocorre em São Borja e Bagé

Por Nathália Trindade

A equipe do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), juntamente com professores e coordenadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), esteve no Instituto Arneldo Matter, em São Borja, no dia 23 de abril para a 2ª Formação. Participaram do encontro mais de 200 Formadores Locais de diferentes municípios, nos eixos Pré-Escola, primeiro ao terceiro ano e Programa Novo Mais Educação (PNME).

O PNAIC é um plano assumido pelo Governo Federal que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo até o final do terceiro ano do ensino fundamental, através de um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicos. Para exercer essa função, é necessária a formação continuada dos professores e alfabetizadores, que é entendida como um componente essencial da profissionalização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola e principalmente no respeito e valorização dos diferentes saberes na experiência docente.

Nesse sentido, pela manhã, o encontro abriu espaço para atividades didáticas e discussões sobre temas a serem debatidos e posteriormente replicados nos respectivos municípios. À tarde, foi realizada uma roda de conversa envolvendo todos os participantes, tais como coordenadores do PNAIC na Unipampa e Formadores Locais, com o objetivo de sanar dúvidas relacionadas ao programa e ao sistema.

Nesta ocasião estiveram presentes a coordenadora de Formação PNAIC/Unipampa, professora Patrícia Moura, juntamente com o pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura e coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica (Comfor), Rafael Lucyk Maurer, e a coordenadora Estadual do PNAIC/Seduc, Lara Viscardi.

No Polo Bagé, a formação presencial ocorreu entre os dias 16 e 17 de abril e contou com 80 Formadores, tendo como destaque uma palestra realizada pelo vice-reitor Maurício Aires Vieira acerca da construção da Política de Educação Integral no Brasil. Também contou com o encerramento da coordenadora Lara Viscardi, que fez considerações sobre o PNAIC e respondeu a questionamentos sobre o tema.