Início > Reitoria apos estudo decide por troca de areas da cidade reitoria e campanhatec para impulsionar
Data de Publicação 26/02/2025 - 18:19 Atualizado em 26/02/2025 - 18:19 954 visualizações

Reitoria, após estudo, decide por troca de áreas da Cidade Reitoria e CampanhaTec para impulsionar inovação e empreendedorismo

Após decisão, Reitoria transfere instalações prediais de obra paralisada para o Parque Tecnológico da Campanha
Por Franceli Couto Jorge

Na manhã de terça-feira, 25, a Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou uma reunião decisiva sobre o futuro das instalações do Campus Bagé, envolvendo dois projetos institucionais: a Cidade Reitoria e o Parque Tecnológico da Campanha (CampanhaTec). Além do reitor e da vice-reitora da Instituição, Edward Pessano e Francéli Brizolla, também estiveram presentes servidores da Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura (Propladi), da Agência de Inovação e Empreendedorismo do Pampa (Agipampa) e do Campus Bagé.

Segundo o reitor, Edward Pessano, a reunião teve grande importância para a definição de espaços estratégicos dentro da Instituição. Com base em um estudo realizado, a Reitoria optou por trocar as áreas destinadas à chamada "Cidade Reitoria" e ao Parque Tecnológico da Campanha. Inicialmente, a Cidade Reitoria ficaria em um espaço onde seriam construídos prédios administrativos, enquanto o CampanhaTec ocuparia uma área no fundo do Campus Bagé, ainda sem edificações. No entanto, foi identificado, através do levantamento realizado, que a atual estrutura da Cidade Reitoria já não atende às necessidades institucionais, especialmente em função do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), por meio do qual foi instaurado o regime de teletrabalho.

Dessa forma, o prédio que, atualmente, tem as obras paralisadas será destinado ao Parque Tecnológico da Campanha, que terá um papel estratégico para a Instituição. Edward destaca que por meio do CampanhaTec poderá ocorrer captação de recursos via editais, bem como, a instalação de empresas inovadoras. “Com essa mudança, ele [CampanhaTec] ocupará uma área privilegiada do campus, que terá uma avenida na frente. A expectativa é que essa mudança favoreça a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico da região, permitindo a instalação de empresas inovadoras que beneficiarão tanto os alunos quanto o município e seu entorno”, afirma o reitor da Unipampa.

 

    • Reunião ocorreu entre Reitoria, Propladi, Agipampa e Campus Bagé - Foto: Divulgação
      Reunião ocorreu entre Reitoria, Propladi, Agipampa e Campus Bagé - Foto: Divulgação