Início > Rede bioma pampa realiza ato de entrega da carta constitutiva para unipampa
Data de Publicação 12/07/2024 - 19:14 Atualizado em 12/07/2024 - 19:26 827 visualizações

Rede Bioma Pampa realiza ato de entrega da Carta Constitutiva para Unipampa

Documento foi entregue na Reitoria da Unipampa, em Bagé
Por Emanuelle Tronco Bueno

Na última quarta-feira,10, a Rede Bioma Pampa promoveu, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Reitoria, em Bagé, o ato de entrega da Carta Constitutiva da Rede Bioma Pampa de Instituições Públicas de Ensino Superior. O documento foi assinado em abril, no Campus Santana do Livramento e foi recebido pela vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizola. O evento teve a presença de autoridades e representantes das universidades do Rio Grande do Sul e uruguaias.

O professor da Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec), Marcelo Ubal, que foi um dos organizadores da ação, explica a relevância das principais autoridades se reunirem para o ato de entrega da Carta, pois facilita a posterior comunicação e articulação entre as instituições parceiras.

Representando a Unipampa como articulador do evento, o professor Hélvio Rech avalia o ato como “muito positivo”, pois a Instituição “possui um papel protagonista nesta Rede”. Em outras palavras, “a relação íntima da Unipampa com o pampa é muito forte e, à medida que se envolve na iniciativa, isso reforça mais o seu papel, compromisso e presença com a região”.

No mesmo sentido, a vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla, afirma que este ato de recebimento “é de suma importância para a história da Instituição que, das universidades federais do estado, é a que traz o próprio bioma no nome”. Assim, nas palavras da vice-reitora, “é um privilégio poder fazer rede com as universidades parceiras, tanto do estado, quanto do Uruguai e futuramente da Argentina, pela consolidação dos processos de ensino, graduação, pós-graduação, pesquisa, ciência, tecnologia, cultura e desenvolvimento humano como um todo”, complementa.

O que é a Rede Bioma Pampa?

A Rede Bioma Pampa visa unir as instituições públicas de ensino superior fronteiriças do Uruguai com as demais da região sul do Rio Grande do Sul. A proposta da iniciativa é de assegurar o acesso à educação superior para latino-americanos através de cooperação acadêmico-científica. O diferencial do projeto é focar nas regiões fronteiriças e nos biomas compartilhados, potencializando nove áreas do conhecimento em temas de pesquisa, ensino e extensão.

Atualmente, 10 universidades já integram a rede, incluindo todas as universidades públicas do Rio Grande do Sul, além da Universidade da República do Uruguai (Udelar) e da Utec, ambas no Uruguai. No momento, conforme ressalta o professor Helvio Rech, “há ainda uma lista de instituições que estão pleiteando adentrar na Rede”.

    • Carta Constitutiva da Rede Bioma Pampa de Instituições Públicas de Ensino Superior foi entregue na Reitoria da Unipampa, em Bagé
      Carta Constitutiva da Rede Bioma Pampa de Instituições Públicas de Ensino Superior foi entregue na Reitoria da Unipampa, em Bagé (Foto: Ronaldo Estevam)
    • O professor da Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec), Marcelo Ubal, foi um dos organizadores da ação (Foto: Ronaldo Estevam
      O professor da Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec), Marcelo Ubal, foi um dos organizadores da ação (Foto: Ronaldo Estevam)
    • O professor Hélvio Rech representou a Unipampa como articulador do evento (Foto: Ronaldo Estevam)
      O professor Hélvio Rech representou a Unipampa como articulador do evento (Foto: Ronaldo Estevam)
    • A vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla, participou do ato (Foto: Ronaldo Estevam)
      A vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla, participou do ato (Foto: Ronaldo Estevam)
    • Rede Bioma Pampa realiza ato de recebimento da Carta Constitutiva (Foto: Ronaldo Estevam)
      Rede Bioma Pampa realiza ato de recebimento da Carta Constitutiva (Foto: Ronaldo Estevam)