Projeto “Siepinho” é promovido pela primeira vez na 16ª edição do Siepe
Por Luciane Mancilia
O Siepinho está acontecendo pela primeira vez no 16º Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), que está ocorrendo de 22 a 24 de outubro na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja. A atividade, vinculada ao projeto UniPampinhos, do mesmo Campus, foi pensada especialmente para esta edição do Siepe. O intuito é apoiar mães, pais e responsáveis que estejam participando do encontro e não tenham com quem deixar suas crianças.
Assim, foi montado um espaço recreativo com atividades de lazer e cultura, enquanto voluntários acolhem e ficam responsáveis pelos cuidados das crianças que estejam acompanhando os participantes do evento. A sala 2106, que abriga o projeto Siepinho, fica no campus I, primeiro andar, e funciona em dois períodos: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h30.
Antes do início do encontro anual, que reúne a comunidade acadêmica dos 10 campi da Unipampa, além de outras instituições de ensino do estado, os responsáveis por crianças menores de idade que tivessem interesse em participar do projeto preencheram um formulário específico de inscrição. A professora e coordenadora do projeto, Juliana Rhoden, relata que as inscrições tiveram grande procura de participantes das demais instituições de ensino que viriam para o evento. A coordenadora ainda conta que, com alta procura de mães, pais e responsáveis, a organização está acolhendo mesmo aqueles que não fizeram cadastro prévio. Nesses casos, é feita uma ficha com os dados dos responsáveis e das crianças: "As crianças ficam tão felizes e encantadas ao avistar o espaço e ver os demais pequenos brincando, que acabamos as recebendo mesmo sem inscrição prévia", aponta.
A professora Juliana afirma que a iniciativa tem grande importância, pois gera acolhimento e inclusão por meio de um espaço divertido e seguro, tanto para as crianças, quanto para os responsáveis que podem acompanhar as apresentações, oficinas, exposições e todas as atividades da programação do evento sem demais preocupações: "É um projeto que tem o intuito de incluir, não só as crianças, mas também fazer com que os responsáveis que não tem onde deixar os filhos possam se sentir acolhidos pela Universidade", conclui.
Para mais informações sobre o 16º Siepe, acesse o site ou a programação.
Projeto UniPampinhos
O projeto da Unipampa, Campus Borja, é coordenado pela professora Juliana Rhoden. A iniciativa acolhe e cuida de crianças que acompanham seus pais ou responsáveis que fazem parte da comunidade acadêmica em suas atividades na Instituição.
O UniPampinhos tem como principal objetivo apoiar a permanência parental na Unipampa. O projeto possui uma sala de recreação que proporciona às crianças brincadeiras lúdicas e culturais. Os pais, mães e responsáveis interessados em deixar suas crianças sob os cuidados do UniPampinhos devem fazer o preenchimento prévio de inscrição em um formulário.
O projeto está aberto a receber as crianças de segunda-feira a sábado, na sala 2106 do prédio I da Unipampa, Campus São Borja, nos seguintes horários:
Segunda-feira: 8h30 às 12h e das 19h às 22h.
Terça-feira: 13h30 às 17h.
Quarta-feira: 8h30 às 12h e das 19h às 22h.
Quinta-feira: 19h às 22h.
Sexta-feira: 13h30 às 17h e das 19h às 22h.
Sábado: 13h30 às 17h.
Para mais informações, acesse o Instagram do UniPampinhos.
Últimas notícias
-
05/11/2025 - 19:18
-
05/11/2025 - 18:57
-
05/11/2025 - 18:50
-
05/11/2025 - 18:38
-
05/11/2025 - 17:06








