Início > Programa de extensão registra experiências e reflexões em e book
Data de Publicação 09/12/2015 - 16:06 Atualizado em 09/12/2015 - 16:06 2167 visualizações

Programa de extensão registra experiências e reflexões em e-book

Artigos abordam ações de ensino, pesquisa e extensão em torno da Cultura de Paz em espaços de educação formal e não-formal de 2012 a 2014

O trabalho realizado no âmbito do programa de extensão Implementando Cultura de Paz gerou um e-book. Com o título A Experiência Interdisciplinar em Educação e Direitos Humanos: Cultura de Paz em perspectiva, a obra consolida relatos e articula conceitos em torno da proposta de educação para a convivência no cotidiano escolar. Em dez artigos, os autores propõem reflexões que mobilizem novas intevenções, a partir dos contextos observados por docentes e alunos do Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no período de 2012 a 2014. Os cenários são educandários urbanos e rurais e outros espaços como Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e comunidades rurais.

 

O livro foi organizado pelas professoras Adriana Hartemink Cantini, Elisângela Maia Pessoa e Simone Barros de Oliveira e conta com prefácio da pró-reitora de Extensão da Unipampa, professora Vera Medeiros. O programa que fomentou as experiências relatadas foi apoiado por editais de fomento à extensão do Ministério da Educação e da própria pró-reitoria de Extensão da Unipampa.

 

O Programa Implementando Cultura de Paz atua na linha de assistência social preventiva. A lógica é construir conhecimento, projetos e metodologias que ajudem integrantes da comunidade acadêmica e educadores da rede estadual para atuação em programas e projetos de educação para a paz. O público envolvido pelas ações do programa é composto por gestores e professores e alunos da rede pública educacional estadual da área de abrangência da 35ª Coordenadoria Regional de Educação, sediada em São Borja.  É desse contexto que surgem as reflexões e os relatos sobre o enfrentamento de diferentes tipos de violência no ambiente escolar. As ações de ensino, pesquisa e extensão contemplam tópicos como mediação de conflitos, direitos humanos e educação.

 

Capa do livro mostra uma gaiola aberta e um pássaro alçando voo, em meio a uma chuva de penas vermelhas As professoras Simone Barros de Oliveira e Elisângela Maia Pessoa pesquisam e lecionam na área do Serviço Social, enquanto a professora Adriana Hartemink Cantini é pesquisadora na área do Direito. O encontro de outras áreas ao longo do livro, como a Ciência Política, a Comunicação Social e a Psicologia reflete a combinação de visadas sobre os problemas gerados e geradores da violência e os caminhos percorridos para a resolução de dificuldades nesse caminho.

A obra está publicada pela Revolução E-books está disponível para download gratuito no site da editora e em diversas livrarias online, incluindo a Amazon.