Início > Professores canadenses ministram curso de neurofisiologia de invertebrados em sao gabriel
Data de Publicação 20/12/2016 - 10:56 Atualizado em 20/12/2016 - 10:57 1911 visualizações

Professores canadenses ministram curso de neurofisiologia de invertebrados em São Gabriel

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Gabriel, recebeu na última sexta-feira, 16, os professores canadenses do Departamento de Biologia da Universidade de Toronto, Ian Orchand e Angela Lange. Entre os dias 16 e 20 de dezembro, os docentes ministraram um curso teórico-prático de neurofisiologia de invertebrados, voltado aos estudantes de graduação e pós-graduação previamente inscritos. Além dos discentes da Unipampa, também participaram ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) que cursam doutorado em outras universidades.

Orchard e Angela são, respectivamente, reitor da Universidade de Waterloo e vice-reitora da Universidade de Toronto, ambas situadas no Canadá. Os professores foram recepcionados pelo reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, que falou sobre a importância do curso para o Campus São Gabriel. “O curso permitirá, além do treinamento de alunos, a implementação de técnicas de neurofisiologia com invertebrados, que são empregadas em ensaios de pesquisa e aulas práticas em substituição aos mamíferos comumente usados”, destaca.

Reitor da Unipampa recepcionou professores canadenses - Foto: Divulgação Unipampa

Hansen reafirma a importância da cooperação internacional. Segundo o reitor da Unipampa, os professores canadenses vieram para o Brasil com recursos próprios, por meio de uma bolsa internacional. Além disso, trouxeram diversos equipamentos que foram utilizados no curso.  O Laboratório de Neurobiologia e Toxinologia (Lanetox), do Campus São Gabriel – coordenado pelos professores Cháriston A. Dal Belo e Lucia Vinadé – também contribuiu na capacitação com recursos do Edital Toxinologia nº 63/2010, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“Temos certeza de que o curso oferecido pelo professor Orchard está motivando ainda mais nossos alunos e colocando a Unipampa em destaque com colaborações internacionais de alto nível”, conclui Hansen.

Tags: São Gabriel