Professora da Unipampa recebe menção honrosa por pesquisa sobre ecoturismo
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi destaque no XIII Congresso Nacional de Ecoturismo e no IX Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação, realizados em Ponta Grossa, PR, de 21 a 23 de agosto. Representando a instituição, a professora Sandra Dalila Corbari, do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, Campus Jaguarão, recebeu menção honrosa por artigo apresentado durante o evento. Organizados pela Sociedade Brasileira de Ecoturismo, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE), os eventos reuniram pesquisadores, estudantes e profissionais para discutir práticas sustentáveis, inovação e participação social no ecoturismo brasileiro.
A professora Sandra participou das diversas atividades da programação, como palestras, oficinas, mesas-redondas e saída de campo no Parque Nacional dos Campos Gerais. Além disso, foi moderadora de grupo de trabalho e apresentou dois artigos científicos. O trabalho que recebeu menção honrosa, intitulado “Uso público e percepção do visitante: a experiência de uma parceria público-comunitária no PNM Alto Rio do Tanque (Minas Gerais)”, foi escrito em coautoria com Filipe Rodrigues Moura, do Instituto Bromélia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Outro estudo apresentado por Sandra, em parceria com pesquisadores de diferentes instituições, abordou o uso do geocaching como estratégia de valorização da avifauna no Parque Nacional dos Campos Gerais. Geocaching é atividade ao ar livre que combina tecnologia e aventura, em que pessoas utilizam coordenadas de GPS para encontrar "tesouros" escondidos, chamados de caches (em português, esconderijo), promovendo a exploração e valorização de espaços naturais e culturais. Ambas as pesquisas integram as ações desenvolvidas no projeto de pesquisa “Turismo de observação de fauna no Rio Grande do Sul”, coordenado pela docente na Unipampa.
Segundo a professora, a participação no evento foi uma oportunidade importante para divulgar a produção científica da Unipampa e fortalecer parcerias interinstitucionais. “Também possibilitou a atualização de conhecimentos na área do ecoturismo, da participação social no turismo e da gestão do uso público em Unidades de Conservação, o que poderá ser aplicado em sala de aula e nas atividades de pesquisa e extensão que desenvolvemos no campus”, afirma.
Últimas notícias
-
05/11/2025 - 14:40
-
05/11/2025 - 13:56
-
05/11/2025 - 10:36
-
04/11/2025 - 23:21
-
04/11/2025 - 18:56







