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Data de Publicação 12/12/2024 - 16:48 Atualizado em 12/12/2024 - 16:48 663 visualizações

Professora da Unipampa conquista mais de R$ 1 milhão para projetos de inclusão de meninas na ciência

Iniciativas buscam ampliar a participação feminina na ciência e tecnologia
Por Ana Carolina de Moura Conceição

 

A professora Cristine Machado Schwanke, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, conquista a aprovação de dois projetos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério das Mulheres (MMulheres). Juntos, somam mais de R$1 milhão em recursos. 

O destaque vai para o projeto “Construindo Futuras Engenheiras”, que recebeu mais de R$930 mil na Chamada Nacional “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação” do CNPq. O objetivo é estimular o interesse de meninas e mulheres pelo ingresso, pela permanência e pelo sucesso acadêmico nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação. A iniciativa busca contribuir para a construção de um ambiente mais inclusivo e diversificado nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Assim, a proposta prevê gerar impactos positivos não apenas no âmbito acadêmico, mas também no mercado de trabalho e na sociedade.

A professora Cristine destacou o papel transformador da educação, especialmente quando voltada para estudantes de escolas públicas: "Projetos como este têm um impacto significativo na redução de desigualdades, proporcionando acesso a melhores oportunidades e incentivando o crescimento pessoal e profissional", reflete.

A iniciativa liderada por Cristine Schwanke foi avaliada com nota máxima na linha 2 da categoria “Projetos em Rede Regional”, reafirmando a relevância na promoção da ciência e da igualdade de gênero. A proposta terá investimento de R$933.480,00 mil em bolsas e custeio e será executada em articulação com pesquisadoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Ifsul) de Sant’Ana do Livramento e da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). A pesquisadora enfatizou que a colaboração de instituições parceiras fortaleceu a proposta e ampliou seu impacto.

Do segundo semestre de 2025 até o mesmo período de 2028, serão realizadas diversas atividades, incluindo palestras; oficinas; cursos on-line; visitas técnicas; rodas de conversa; mentorias; eventos; produção de materiais educativos; e, apoio à divulgação científica. As estudantes das escolas participantes terão supervisão de professoras e contarão com o apoio de quatro estudantes de graduação, duas pesquisadoras (sendo uma de pós-doutorado) e da equipe do projeto.

 

Programa Mulher e Ciência do CNPq

A chamada “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação” integra o Programa Mulher e Ciência, criado em 2005. Esta é a segunda vez que a professora Cristine Schwanke é contemplada em chamadas do Programa, evidenciando a capacidade e a contribuição das mulheres para as carreiras científicas.

No total, serão investidos pelo CNPq R$100 milhões, ao longo de três anos, nos 126 projetos aprovados. A iniciativa está articulada entre CNPq, MCTI e MMulheres. As propostas selecionadas estão distribuídas em três categorias:

 

• 36 projetos em rede de abrangência nacional;

• 46 projetos em rede de abrangência regional;

• 44 projetos individuais.

 

A previsão é de que entre 4.500 e 5.400 bolsas sejam concedidas a meninas e mulheres, desde a Educação Básica até o Doutorado.

 

 

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