Início > Professor do campus dom pedrito participa de seminario internacional sobre agricultura familiar e
Data de Publicação 09/02/2026 - 12:28 Atualizado em 09/02/2026 - 12:47 444 visualizações

Professor do Campus Dom Pedrito participa de Seminário Internacional sobre Agricultura Familiar e Universidades

Evento foi realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG)
Por Sofia Viero Sorgetzt

O professor Juliano Luiz Fossá, do Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), participou do 1º Seminário Internacional sobre Agricultura Familiar e Universidades. O evento foi realizado nos dias 5 e 6 de fevereiro na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Além de sede, a UFG foi uma das entidades promotoras do seminário, junto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF MERCOSUL). 

Com o tema “A integração do ensino, pesquisa e extensão como estratégia para a construção da soberania e segurança alimentar e nutricional na aliança contra a fome”, o seminário teve como objetivo promover um espaço de diálogo, consulta e construção coletiva para subsidiar a Cesta de Políticas Públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, além de construir um portfólio, com base em evidências, com o mapeamento das políticas públicas para a mitigação da fome e pobreza. Para isso, foram convidados especialistas de universidades e organizações sociais da América Latina, com ênfase no Mercosul.

Seguindo a metodologia proposta para os Grupos de Trabalho, o professor Juliano Fossá atuou compartilhando seu conhecimento em debates de elaboração de políticas públicas de combate à fome, com foco em estratégias para a região do Pampa gaúcho. Para Juliano "a participação neste evento assume uma relevância fundamental, pois ao mesmo tempo que reconhece a nossa trajetória de trabalho na Universidade, nos insere em espaço de especialistas a nível internacional de debate e discussão em torno das políticas públicas de combate à fome com interface com agricultura familiar. Este debate é fundamental para o nosso território em função do ainda presente desafio quanto à segurança alimentar e estratégias de fortalecimento da agricultura familiar".

    • Foto de um grupo de pessoas. Juliano é o segundo da esquerda para a direita.
      O professor Juliano Fossá (segundo da esquerda para a direita) participou de debates sobre políticas públicas de combate à fome e à pobreza.
    • Foto de um grupo de pessoas. Juliano está à direita acima, de camisa xadrez, ao lado de um painel.
      Plenária de encerramento do seminário.