Início > Paleontologia de vertebrados pesquisadores da unipampa e da ufsm editam periodico internacional
Data de Publicação 12/06/2024 - 11:22 Atualizado em 12/06/2024 - 11:23 4223 visualizações

Paleontologia de Vertebrados: pesquisadores da Unipampa e da UFSM editam periódico internacional

Edição da revista The Anatomical Record é a maior da história da publicação
Por Emanuelle Tronco Bueno

O professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Gabriel, Felipe Pinheiro, em conjunto com pesquisadores do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foram editores do volume publicado pela revista The Anatomical Record, importante periódico internacional sobre estudos anatômicos ligado à Sociedade Americana de Anatomia. A pesquisa teve participação ativa dos acadêmicos da graduação e da pós-graduação da Unipampa. Os computadores conectados à rede da Unipampa possuem acesso integral ao volume da revista, pois a Instituição possui a assinatura do periódico.

O professor Felipe Pinheiro, em parceria com os também pesquisadores Flavio Pretto e Leonardo Kerber, da UFSM, propuseram em 2022 a temática deste volume especial aos responsáveis pela publicação. Em 2024, a proposta foi lançada com o rótulo “nossa mega-edição monumental” (do inglês, our “monumental mega-issue”). O diferencial também está no tamanho da edição: 39 artigos, que somaram mais de mil páginas, com diversas contribuições relativas à anatomia comparativa e funcional de tetrápodes do Triássico.

A publicação, intitulada “O alvorecer de uma era – anatomia comparativa e funcional de tetrápodes Triássicos” (do inglês, “The dawn of an era – comparative and functional anatomy of triassic tetrapods”), reúne trabalhos sobre animais vertebrados de quatro patas que viveram no período Triássico em diversas regiões do mundo. Este volume está ligado a um projeto de pesquisa desenvolvido no Laboratório de Paleobiologia da Unipampa, Campus São Gabriel, em parceria com a Universidade de Harvard, Estados Unidos. Segundo o professor Felipe Pinheiro, a edição também reúne resultados dessa pesquisa que “visa entender como a extinção em massa do período Permiano para o período Triássico, maior extinção em massa da história do planeta, moldou as faunas do Triássico, período subsequente. Ou seja, a diversificação do Triássico acaba contando muito sobre como as faunas atuais surgiram e se diversificaram”, sintetiza o pesquisador.

Conforme aponta Felipe, “a pesquisa possui a participação ativa de estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorado, todos vinculados ao Laboratório coordenado pelo professor. Inclusive, alguns dos estudantes produziram artigos científicos para o volume. Neste sentido, além de auxiliar na promoção da pesquisa acadêmica, a iniciativa também propaga o nome da Unipampa, pois “a publicação é um marco para o estudo dos vertebrados triássicos globalmente”, envolvendo pesquisadores de todo o planeta.

A linha de pesquisa

Conforme o professor Felipe Pinheiro, que possui experiência nas áreas de Paleontologia e Zoologia, com ênfase na linha de pesquisa Paleontologia de Vertebrados, esta é uma das vertentes “mais interessantes de se estudar na Paleontologia, pois trata da evolução da vida. O assunto possui relação direta com o momento que a humanidade está passando: a extinção em massa. Desse modo, precisamos saber como a vida resiste, sobrevive e se diversifica após isso”, elucida o pesquisador.

O professor, que também atua como orientador em nível de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Unipampa, Campus São Gabriel, explica sua satisfação em pesquisar e reunir em um periódico “basicamente tudo o que está acontecendo em termos de pesquisas sobre o período Triássico, que é um período crucial na história da vida, globalmente falando”. Assim, o pesquisador conclui que este campo em particular revelou pesquisas “de excepcional qualidade e representatividade”.

 

    • Destaques destacam animais pesquisados pelo grupo: 1 - Prestosuchus; 2 - Herrerasauria indet.; 3 - Proterochampsa; 4 - Buriolest
      Destaques destacam animais pesquisados pelo grupo: 1 - Prestosuchus; 2 - Herrerasauria indet.; 3 - Proterochampsa; 4 - Buriolestes; 5 - Paratraversodon; 6 - Teyujaua; 7 - Agudotherium (Foto: divulgação UFSM)