NTIC vai capacitar servidores para uso da plataforma Moodle PDF Imprimir
Seg, 24 de Maio de 2010 11:48
O Núcleo de Tecnologia de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pampa (NTIC/UNIPAMPA) promove a segunda capacitação para o uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. A primeira foi oferecida no início de maio e foi dirigida aos técnicos de TI dos campi da Universidade. Esta edição do curso é dirigida a professores e técnicos e destina-se a ampliar o conhecimento e o uso do ambiente de software entre os servidores da UNIPAMPA como base para atividades de EAD. O período de inscrições vai de 24 de maio a 7 de junho e os interessados podem confirmar participação através do formulário de inscrição.

Cada campus, além da Reitoria, pode ter até 20 servidores inscritos, sendo que uma das vagas deve ser destinada a servidores de apoio pedagógico. O objetivo é apresentar a plataforma de ensino virtual Moodle-UNIPAMPA e com isso familiarizar os participantes do curso com a utilização dos recursos oferecidos, buscando ganhos para o processo de ensino-aprendizagem. O NTIC vai realizar o curso totalmente a distância, de 11 de junho a 31 de julho, e oferece 220 vagas. A primeira aula será transmitida por vídeoconferência a todos os campi no dia 11 de junho, das 14h às 17h, e vai oferecer orientações básicas para a navegação no Moodle. A partir daí, todas as demais atividades serão realizadas online, requerendo apenas um computador conectado à Internet. Embora as tarefas possam ser realizadas a qualquer momento, todas elas terão prazos definidos para seu cumprimento. A capacitação vai oferecer um certificado de 40 horas aos concluintes.

O instrutor será o analista de TI Patric da Silva Ribeiro, com o apoio dos analistas de TI de cada campus e da coordenação de Educação a Distância (EAD) da Universidade como tutores. De acordo com Patric, a intenção é apresentar aos professores e aos técnicos o ambiente de aprendizagem, incentivando-os a aproveitá-lo em suas atividades acadêmicas. “A plataforma Moodle consiste em um ambiente que alicerça o aprendizado por meio da utilização dos recursos tecnológicos, estimulando a construção do saber de forma colaborativa, através de experiências que exigem do aluno uma postura ativa no processo de aprendizagem, permitindo que não apenas seja utilizado para EAD, mas também para apoio ao ensino presencial e desenvolvimento de projetos de diversas naturezas como de pesquisa e extensão”, diz Patric.

Moodle é a sigla inglesa para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (em adaptação livre, “ambiente modular de aprendizado dinâmico orientado para objetos”), um ambiente computacional gratuito que permite a construção e o gerenciamento de atividades de aprendizagem colaborativa, com flexibilidade para servir como base tanto para cursos totalmente a distância como para complementar cursos presenciais. O Moodle permite a criação e o funcionamento de grupos de trabalho, treinamento e desenvolvimento de projetos a distância, contando com diversos recursos, de fóruns a ferramentas de avaliação.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação