Unipampa adquire scanner planetário PDF Imprimir
Escrito por Franceli Couto Jorge
Sex, 12 de Dezembro de 2014 09:19

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão, adquiriu um scanner planetário, que é um equipamento de digitalização de documentação histórica. O scanner de origem alemã, no valor de R$ 189 mil, será instalado na biblioteca do Campus.

A aquisição do equipamento foi possível através do projeto de extensão “Catalogação e Digitalização de Documentação Histórica”, coordenado pelo historiador Alexandre dos Santos Villas Bôas. O projeto, que iniciou em 2012, a partir de um convênio entre o Instituto Histórico e a Unipampa, visa à identificação do acervo do Instituto e sua preservação pela plataforma digital.

Através do projeto, já foi possível a transcrição das atas de 1845, da Câmara de Vereadores, para a linguagem atual, a inserção de informações do acervo do Instituto em uma publicação do Arquivo Histórico Moysés Vellinho, de Porto Alegre, além de apresentações de trabalhos em seminários nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Segundo o historiador, o scanner será utilizado, inicialmente, para digitalizar o acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão, composto por atas da Câmara de Vereadores, de 1845-1889, jornais, mapas e fotos. Devido ao constante manuseio, estes materiais “estão em precário estado de conservação, correndo risco de se perder grande parte da história da cidade de Jaguarão”, afirma.

Para Villas Bôas, “a partir da aquisição deste scanner, Jaguarão pode tornar-se um centro de acervo digital, referência no Rio Grande do Sul e no Uruguai, contribuindo para a preservação de nosso patrimônio cultural e da memória de nossa comunidade”.

Scanner planetário permitirá recuperação de acervos