Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


Formação da rede entre escolas e Universidade é destaque no encerramento do Pacto PDF Imprimir
Escrito por Aline Reinhardt da Silveira   
Qui, 11 de Dezembro de 2014 15:47
Os encontros presenciais do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) realizados pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se encerraram nesta quarta-feira, 10, com a sensação de até breve. Todos os participantes da cerimônia de encerramento das ações presenciais, realizada no auditório do Campus Bagé, manifestaram a intenção de que a aproximação entre escolas e Universidade continue em 2015, ativando a rede colaborativa formada pelo Pacto em 2014, e atuando dentro e fora dos projetos e programas governamentais.

“Encerramos os encontros presenciais, mas não nosso compromisso com a formação continuada, a articulação em rede e a formação com as escolas”, salientou a coordenadora institucional do PNEM, professora Claudete Martins, durante o painel de fechamento. Claudete afirmou que o momento de avaliação e reflexão das ações também vinha reafirmar e comemorar as conquistas alcançadas, “além de reafirmar e manter nossos vínculos”. 

 

No mesmo sentido, o coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Confor/Unipampa), professor Alessandro Bica, expressou seu desejo de “que o Pacto tenha mexido e que o planejamento de 2015 [nas escolas] comece diferente; que este seja o início de uma longa caminhada e que na universidade não se faça apenas pesquisa, mas sim ensino junto às escolas”, salientou. 

O encontro foi pontuado de apresentações artísticas, inclusive com a apresentação de uma música composta especialmente para o Pacto da Unipampa e tocada e cantada pelos professores Carla Leopardo e dos discentes Carla Daneris e Márcio Costa, do curso de Música, e pela alegria da convivência e dos relatos de fortalecimento obtidos ao longo da jornada.



A pró-reitora de Graduação, professora Elena Billig Mello, avaliou que “este trabalho colaborativo trouxe os princípios da interdisciplinaridade e da contextualização dos saberes”. A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Vera Medeiros, expressou que “o êxito desta rede [entres escolas, CRE e Unipampa] é especialmente importante para nós na Universidade, que carecemos da interação com a comunidade, com nossa razão de existir. Nosso desafio primeiro é que a rede se mantenha entre as nossas instituições de ensino, para além de projetos e programas”.


Professora relata movimentação na escola, sentida 
até mesmo pelos alunos (fotos: Aline Reinhardt/ACS Unipampa)

Depois de ouvir o relato de professores a respeito da sensação de retomada de seu protagonismo no processo de ensino e aprendizagem na escola, a reitora Ulrika Arns anunciou que a continuidade do Pacto no próximo ano está garantido no orçamento da Unipampa, e que o foco é “ampliar e fortalecer o trabalho feito por vocês”. “Há algo que ninguém pode tirar de nós: nossa capacidade de criarmos uma rede efetiva entre instituições. Nossa formação continuada está apenas começando”, comentou Ulrika.

 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400