Formação da rede entre escolas e Universidade é destaque no encerramento do Pacto PDF Imprimir
Escrito por Aline Reinhardt da Silveira
Qui, 11 de Dezembro de 2014 15:47
Os encontros presenciais do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) realizados pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se encerraram nesta quarta-feira, 10, com a sensação de até breve. Todos os participantes da cerimônia de encerramento das ações presenciais, realizada no auditório do Campus Bagé, manifestaram a intenção de que a aproximação entre escolas e Universidade continue em 2015, ativando a rede colaborativa formada pelo Pacto em 2014, e atuando dentro e fora dos projetos e programas governamentais.

“Encerramos os encontros presenciais, mas não nosso compromisso com a formação continuada, a articulação em rede e a formação com as escolas”, salientou a coordenadora institucional do PNEM, professora Claudete Martins, durante o painel de fechamento. Claudete afirmou que o momento de avaliação e reflexão das ações também vinha reafirmar e comemorar as conquistas alcançadas, “além de reafirmar e manter nossos vínculos”.

No mesmo sentido, o coordenador do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Confor/Unipampa), professor Alessandro Bica, expressou seu desejo de “que o Pacto tenha mexido e que o planejamento de 2015 [nas escolas] comece diferente; que este seja o início de uma longa caminhada e que na universidade não se faça apenas pesquisa, mas sim ensino junto às escolas”, salientou.

O encontro foi pontuado de apresentações artísticas, inclusive com a apresentação de uma música composta especialmente para o Pacto da Unipampa e tocada e cantada pelos professores Carla Leopardo e dos discentes Carla Daneris e Márcio Costa, do curso de Música, e pela alegria da convivência e dos relatos de fortalecimento obtidos ao longo da jornada.

A pró-reitora de Graduação, professora Elena Billig Mello, avaliou que “este trabalho colaborativo trouxe os princípios da interdisciplinaridade e da contextualização dos saberes”. A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Vera Medeiros, expressou que “o êxito desta rede [entres escolas, CRE e Unipampa] é especialmente importante para nós na Universidade, que carecemos da interação com a comunidade, com nossa razão de existir. Nosso desafio primeiro é que a rede se mantenha entre as nossas instituições de ensino, para além de projetos e programas”.

Professora relata movimentação na escola, sentida
até mesmo pelos alunos (fotos: Aline Reinhardt/ACS Unipampa)

Depois de ouvir o relato de professores a respeito da sensação de retomada de seu protagonismo no processo de ensino e aprendizagem na escola, a reitora Ulrika Arns anunciou que a continuidade do Pacto no próximo ano está garantido no orçamento da Unipampa, e que o foco é “ampliar e fortalecer o trabalho feito por vocês”. “Há algo que ninguém pode tirar de nós: nossa capacidade de criarmos uma rede efetiva entre instituições. Nossa formação continuada está apenas começando”, comentou Ulrika.