Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


Fonaprace inicia pesquisa do perfil socioeconômico dos estudantes PDF Imprimir
Seg, 17 de Novembro de 2014 17:02

O Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Comunitária e Estudantis (Fonaprace) inicia a pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais nesta terça-feira, 18 de novembro. Os dados coletados vão diagnosticar como está constituído o corpo discente das universidades, e essas informações poderão subsidiar a criação e implantação de políticas públicas para a área estudantil.

Na edição de 2015, a pesquisa será realizada por meio de formulário online (http://www.perfil.ufu.br/perfil_prd/) que permitirá o preenchimento do questionário. Será necessário informar a instituição onde estuda (Unipampa) e o CPF para dar início ao preenchimento dos dados. A pesquisa deve ser respondida entre 18 de novembro e 18 de dezembro. A previsão no cronograma é de divulgar os resultados no primeiro semestre de 2015.

A pesquisa tem como objetivos ampliar a compreensão da origem do aluno quanto à cidade de nascimento, cidade de residência dos pais, cidade de residência do aluno (trajetória de migração); situação do entorno de origem (rural, urbano/periferia) e escolaridade e profissão dos pais. Além disso, o estudo ampliar compreensão e detecção da vulnerabilidade do discente conforme os critérios de:

  • origem social;
  • renda (individual – trabalho/individual – bolsas e proteção púbica; familiar; estratificação social (critério Brasil); 
  • deficiência e dependências (drogas, álcool, fumo, remédios);
  • gênero; 
  • déficits de capitais estratégicos no mundo acadêmico (domínio língua estrangeira, domínio TICs e propriedade pessoal de computação).


Clique no cartaz para acessar o formulário online.



Participação ajudará a indicar demandas 

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec/Unipampa) ressalta que é importante a participação dos alunos porque os dados do novo Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais farão parte do Observatório Nacional de Políticas de Assistência Estudantil. O Observatório será constituído por três eixos: perfil institucional das Universidades Federais; eixo documental, como teses e dissertações sobre assistência estudantil; e o perfil dos estudantes. 

Outro documento que explica a relevância de participar da pesquisa é a Carta aos Estudantes, assinada pela coordenadora nacional do Fonaprace, professora Sylvia Franceschini.

Tire dúvidas

Caso os estudantes queiram tirar dúvidas sobre o método de pesquisa, a segurança de dados e o preenchimento ou mesmo contatar a coordenação da pesquisa, é possível enviar e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou acessar o blog perfildiscente2014.blogspot.com.br.


 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400