Fonaprace inicia pesquisa do perfil socioeconômico dos estudantes PDF Imprimir
Seg, 17 de Novembro de 2014 17:02

O Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Comunitária e Estudantis (Fonaprace) inicia a pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais nesta terça-feira, 18 de novembro. Os dados coletados vão diagnosticar como está constituído o corpo discente das universidades, e essas informações poderão subsidiar a criação e implantação de políticas públicas para a área estudantil.

Na edição de 2015, a pesquisa será realizada por meio de formulário online (http://www.perfil.ufu.br/perfil_prd/) que permitirá o preenchimento do questionário. Será necessário informar a instituição onde estuda (Unipampa) e o CPF para dar início ao preenchimento dos dados. A pesquisa deve ser respondida entre 18 de novembro e 18 de dezembro. A previsão no cronograma é de divulgar os resultados no primeiro semestre de 2015.

A pesquisa tem como objetivos ampliar a compreensão da origem do aluno quanto à cidade de nascimento, cidade de residência dos pais, cidade de residência do aluno (trajetória de migração); situação do entorno de origem (rural, urbano/periferia) e escolaridade e profissão dos pais. Além disso, o estudo ampliar compreensão e detecção da vulnerabilidade do discente conforme os critérios de:

• origem social;
  • renda (individual – trabalho/individual – bolsas e proteção púbica; familiar; estratificação social (critério Brasil);
  • deficiência e dependências (drogas, álcool, fumo, remédios);
  • gênero;
  • déficits de capitais estratégicos no mundo acadêmico (domínio língua estrangeira, domínio TICs e propriedade pessoal de computação).

Clique no cartaz para acessar o formulário online.

Participação ajudará a indicar demandas

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec/Unipampa) ressalta que é importante a participação dos alunos porque os dados do novo Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais farão parte do Observatório Nacional de Políticas de Assistência Estudantil. O Observatório será constituído por três eixos: perfil institucional das Universidades Federais; eixo documental, como teses e dissertações sobre assistência estudantil; e o perfil dos estudantes.

Outro documento que explica a relevância de participar da pesquisa é a Carta aos Estudantes, assinada pela coordenadora nacional do Fonaprace, professora Sylvia Franceschini.

Tire dúvidas

Caso os estudantes queiram tirar dúvidas sobre o método de pesquisa, a segurança de dados e o preenchimento ou mesmo contatar a coordenação da pesquisa, é possível enviar e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou acessar o blog perfildiscente2014.blogspot.com.br.