Programa Anauê realiza segunda visita técnica às Terras Indígenas PDF Imprimir
Sex, 09 de Novembro de 2012 16:35
Mais uma visita às Terras Indígenas colocou em prática o compromisso de inclusão e permanência dos alunos indígenas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que dos dias 30 de outubro a 1 de novembro levou alunos, técnicos e professores às reservas de Guarita e Serrinha, noroeste do estado. As visitas fazem parte do Programa Anauê, que desde maio deste ano vem realizando atividades para o incentivo da dialogicidade acadêmica com as comunidades indígenas.

Em dois dias de atividades, o grupo que desenvolve o Projeto na universidade teve a oportunidade de conhecer um pouco da cultura, da vivência e dos costumes das comunidades de Serrinha e Guarita. No primeiro dia a Técnica Administrativa em Educação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAEC), Tatiane Maciel e a Técnica Administrativa em Educação da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Cláudia Garrido, acompanharam a Equipe Anauê que atende um dos alunos indígenas do Campus Alegrete.

Na foto: Em pé algumas lideranças indígenas e Equipe Anauê do Campus Alegrete.
Em baixo: Tatiane (PRAEC) e Cláudia (PROGRAD) com alunos e um professora da
Escola Tãnhve Kregso – Terra Indígena Serrinha.

Onório, que tem sido acompanhado pela professora tutora Amanda Meincke Melo e pela pedagoga e interface do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE), Rogéria Guttier, é o único acadêmico indígena da comunidade da Serrinha. O estudante ingressou na universidade neste ano para estudar Engenharia de Softwares no Campus Alegrete e já pretende desenvolver projetos de inclusão de digital na sua aldeia. De acordo com a TAE Tatiane Maciel, este é um dos propósitos que levam às visitas técnicas a estabelecer vínculos com as comunidades indígenas.

- O Onório pretende dar retorno à comunidade e um dos seus projetos inclui a questão da acessibilidade digital, área com a qual a sua tutora, professora Amanda, também trabalha – completa Tatiane.

Na visita à comunidade da Serrinha as atividades foram concentradas na Escola Tãnhve Kregso, tendo a presença e a participação de lideranças educacionais e indígenas. Além dos objetivos interculturais que envolvem a relação das aldeias e a academia, a visita teve o propósito de atender ao pedido dos profissionais que trabalham com os indígenas para que pudessem conhecer melhor a cultura, a vivência e os costumes destes alunos.

Após a estada na comunidade da Serrinha, as visitas seguiram para a Terra Indígena de Guarita, onde foram realizadas reuniões com os acadêmicos indígenas da UNIPAMPA, familiares, lideranças da aldeia e representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Inclusão e permanência

Ao todo, sete estudantes indígenas ingressaram na UNIPAMPA incentivados pela proposta de inclusão que a universidade oferece. Em 2011 esses alunos realizaram um processo seletivo especial para o preenchimento de vagas direcionadas aos indígenas aldeados, tendo como respaldo a garantia de auxílios do Programa de Bolsa Permanência (PBP) e do Programa de Bolsa para o Desenvolvimento Acadêmico (PBDA).

Veja o quadro dos alunos que preenchem as setes vagas destinadas aos indígenas na UNIPAMPA

Campus Alegrete Engenharia Civil
Engenharia de Softwares
1 aluno
Campus Itaqui Agronomia
2 alunos
1 aluno
Campus Uruguaiana Enfermagem 2 alunos

Mas, segundo análises da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), um dos maiores desafios de adaptação enfrentados pelos alunos indígenas está exatamente nesse segundo aspecto – o desenvolvimento acadêmico. A TAE Tatiane Maciel está envolvida com o Programa desde maio deste ano e vem observado que, apesar dos alunos indígenas receberem os auxílios PBP (moradia, transporte e alimentação), o desenvolvimento acadêmico desses alunos se apresenta como um dos maiores obstáculos, o que justifica a ideia do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Indígena (PBDAI).

- Os próprios campi vieram nos procurar, pois sentiram a necessidade de conhecer as aldeias das quais os indígenas vieram. Hoje, a maior dificuldade de adaptação destes alunos é a questão do desenvolvimento acadêmico e, por isso, surge a necessidade de interagir previamente com estas comunidades.

O PBDA indígena oferece o acompanhamento de um professor tutor e de um aluno monitor (que também é bolsista do mesmo curso, sendo de um semestre mais avançado) para auxiliar nas dinâmicas acadêmicas bem como nos eventuais obstáculos que houver nas disciplinas. Para complementar este acompanhamento, a PRAEC, a PROGRAD e TAEs-interfaces do NuDE realizam as visitas técnicas nas Terras Indígenas para dar continuidade ao vínculo da universidade com os alunos.

Neste ano, essa foi a última visita realizada pela Equipe do Programa Anauê às aldeias. O Programa, que no próximo ano pretende atender um maior número de alunos indígenas, fechou sua programação de visitas com a expectativa de tornar o relacionamento com as aldeias mais vívido.

- Não podemos ignorar que o acontecimento da greve aliado a questões familiares afastaram significativamente os nossos alunos da universidade. Dos sete indígenas ingressantes, dois trancaram o curso e um desistiu. A nossa visita, neste sentido, contribui para o resgate de uma relação mais cognitiva – aponta Cláudia Garrido.

O processo relativo à condução do Programa Anauê segue sob a responsabilidade da pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), professora Simone Barros de Oliveira e coordenação do coordenador de Assuntos Comunitários, professor Jairo Oliveira, tendo o apoio da pró-reitora de Graduação, professora Elena Billig Mello e da TAE Cláudia Vieira Garrido. A assistente social Tatiane Maciel e a pedagoga Gilvane Belém Correia também integram o projeto, atendendo às demandas da PRAEC.