Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


Projetos da UNIPAMPA promovem incentivo à acessibilidade e à inclusão em Alegrete PDF Imprimir
Qua, 23 de Maio de 2012 12:33
Durante o 13º Seminário Latino-Americano de Educação e Cultura, que teve seu início hoje em Alegrete, mais uma etapa do projeto “info.edu: Novos Talentos no Pampa” estará desenvolvendo a conscientização e aplicação da acessibilidade. Voltadas a professores da Educação Básica, as próximas ações devem ser realizadas pelo Grupo de Estudos em Informática na Educação (GEINFOEDU), alinhadas ao cronograma do evento. No dia 30 de junho, dentro da programação da Feira do Livro de Alegrete, mais uma atividade será realizada. Estarão em pauta a acessibilidade e a inclusão digital, alinhadas aos temas dos eventos, respectivamente: “Escola e Cidade: diálogos possíveis” e “Construindo caminhos para uma cidade leitora”.

Em articulação com o Núcleo de Assessoria e Avaliação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (NAAP/SMEC), o projeto “info.edu: Novos Talentos no Pampa” colabora com o atendimento de outra demanda de formação de professores, voltada à inclusão de estudantes com autismo na rede regular de ensino. O projeto fomenta o desenvolvimento do curso “Abordagem Centrada em Contextos: Autismo e Tecnologia”, ministrado pela professora Liliana Maria Passerino, docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e por Maria Rosangela Bez, doutoranda na mesma instituição. O curso, com 80 horas de carga horária, ministrado a distância e com previsão de encontros presenciais e apoio de webconferência, teve início com o primeiro encontro presencial nos dias 16 e 17 de abril, com encerramento previsto para 23 de julho. Para apoiar seu desenvolvimento foi ofertada aos participantes do curso uma oficina com a professora Amanda Meincke Melo, no dia 14 de abril, sobre o ambiente colaborativo PBWorks, escolhido pelas ministrantes para organizar o curso e mediar a comunicação com os participantes.

alt

Curso sobre autismo e inclusão será desenvolvido até julho deste ano

O projeto também tem recebido no Campus Alegrete da UNIPAMPA estudantes da Educação Básica de escolas da rede pública do município, a partir de agendamento realizado com auxílio da SMEC/Alegrete. A cada encontro, coordenados pela professora Amanda, são recebidos cerca de 20 alunos, quando são apresentados os cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Software; oficinas participativas que exploram recursos da web 2.0 conduzidas por acadêmicos da Ciência da Computação e da Engenharia de Software; e realizada uma apresentação da Universidade e do Campus Alegrete pelo Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE) local. Já estiveram no Campus Alegrete alunos das séries finais do Ensino Fundamental das escolas EMEB Francisco Carlos e EMEB Princesa Isabel, acompanhados por professoras. A próxima turma a participar será da EMEB Alcy Vargas Cheuiche.

Ainda dentro das atividades do projeto, em breve será retomado o projeto “Rede de Escolas no Pampa”, coordenado por Maria Cristina Graeff Wernz, com o objetivo de provocar às escolas, professores e alunos, um olhar para suas identidades e diferenças, a partir de uma visão complexa das experiências e interações que acontecem em seu espaço escolar. São 40 horas de atividades presenciais e à distância, que devem envolver ao menos três turmas de diferentes escolas.

Curso de LIBRAS: Mais uma conquista

alt

Encerramento do curso de LIBRAS

Em 4 de maio, foi encerrado o curso introdutório de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, ministrado pela professora especialista Josie dos Santos Pillar à comunidade escolar da EMEB Honório Lemes, de Alegrete. O curso, ofertado a duas turmas com carga horária de 20h/aula, apresentou os fundamentos da língua de modo teórico-prático. As impressões dos participantes são muito positivas e remetem à continuidade na oferta de formações sobre LIBRAS, visando à efetivação da inclusão de estudantes surdos na rede regular de ensino, conforme preconiza a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do MEC.

A oferta do curso é um desdobramento do projeto de extensão “Acessibilidade na Comunicação: fóruns e oficinas para promover autonomia na inclusão escolar” (PROEXT2010/MEC). Em seu encerramento foram sinalizadas demandas de formação por seus participantes, entre eles professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), incluindo a formação para a comunicação e o ensino em/de LIBRAS. O curso é uma realização do GEINFOEDU, do Campus Alegrete da UNIPAMPA, dentro de atividade do projeto de extensão “info.edu: Novos Talentos no Pampa” (Programa Novos Talentos/DEB/CAPES) voltada a professores da Educação Básica, em parceria com NAAP/SMEC de Alegrete. O projeto é coordenado pela professora Amanda Meincke Melo e pela coordenadora de Educação a Distância Maria Cristina Graeff Wernz.

Notícias relacionadas:

Campus Alegrete sediou seminário sobre inclusão educacional

Seminário de Educação e Cultura conta com participação da UNIPAMPA



Com informações de Amanda Meincke Melo, João Ricardo Ribeiro para a Assessoria de Comunicação Social (fotos por Amanda Meincke Melo)
 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400