Atividades de recepção integram calouros à instituição PDF Imprimir
Qui, 15 de Março de 2012 09:35
Na primeira semana de atividades letivas, diversos eventos marcam as boas vindas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) aos calouros, nos dez campi da Instituição.

Em Jaguarão, palestra internacional sobre as redes sociais na Internet

Para receber os alunos com uma atividade diferenciada, o Campus Jaguarão sediou a conferência Redes sociais: um novo mundo, proferida pelo pesquisador e jornalista francês Olivier Levard, no dia 13 de março de 2012. A promoção do evento coube ao grupo PET Pedagogia, liderado pelo diretor do Campus, professor Maurício Vieira, e contou com a participação do professor Deivid Valério Gaia, que realizou a tradução simultânea do francês para o português.

alt

Levard é autor do livro Facebook, meus amigos, meus amores e meus problemas e jornalista da editoria de economia da rede TF1. A conferência apresentou algumas considerações sobre a influência das redes sociais no mundo atual, pois segundo Levard, em poucos anos, as redes sociais modificaram profundamente a Internet, e também com a configuração de uma rede mundial se vê uma mudança em toda a sociedade, em especial quando a análise recai sobre o Facebook e o Twitter. No informe sobre o tema da palestra, Levard observa que o primeiro, com apenas cinco anos, cresce a cada dia e já conta com milhões de membros. Já o Twitter, rede social bem mais jovem, tornou-se um canal de expressão oficial para grandes dirigentes de empresas e para as pessoas famosas. Alguns dos tópicos propostos pelo conferencista foram a análise do sucesso dessas redes, a discussão de algumas regras para a comunicação nesses canais e algumas impressões sobre como as redes sociais na Internet poderiam evoluir.

O professor Maurício Vieira destaca que a conferência apresentou aos alunos, docentes e comunidade externa o poder que as redes sociais exercem nas nossas vidas, sobretudo no público mais jovem, sendo bem sucedida no intento. O evento teve acesso gratuito para a comunidade.

alt alt

Calourada apresenta a instituição em Livramento

Em Santana do Livramento, a recepção aos novos estudantes ocorreu na segunda-feira, com uma rodada de exposições de setores do Campus e da Reitoria presentes no Campus Livramento da UNIPAMPA. Para que todos os novos estudantes fossem recebidos, a programação replica as atividades nos turnos da manhã e da noite.

Na segunda, 12 de março, a direção e as coordenações acadêmica e administrativa mostraram os setores e serviços presentes no Campus, além de informações institucionais. A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter), as comissões de Extensão e de Pesquisa e a Upgrade Empresa júnior também tiveram oportunidade de mostrar o histórico e as suas equipes. Na terça-feira, a vez foi dos coordenadores de curso e das equipes dos diretórios acadêmicos de Relações Internacionais, Ciências Econômicas, Administração e Tecnologia em Gestão Pública.

alt alt

A agenda da Calourada em Santana do Livramento tem programação com trote solidário, Olimpíadas Universitárias, apresentações artísticas e um passeio turístico por adesão. Devido às formaturas dos cursos de Administração e do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, que serão realizadas na sexta, 16 de março, aquelas atividades serão retomadas posteriormente.

Diversidade Cultural em Itaqui

Na recepção aos calouros, o Campus Itaqui recebeu nesta segunda-feira os seus primeiros estudantes indígenas. Leonete Ritoj Vicente, Janaína Median Sales Alfaiate e Valdecir Kei Claudino são oriundos da Reserva Terra Indígena do Guarita, no município de Redentora, e optaram pela UNIPAMPA Itaqui porque desejam estudar Agronomia e Nutrição.

De acordo com o técnico Ricardo Oliveira, a aluna da Nutrição, Leonete Ritoj Vicente, afirmou que gosta muito de estudar essa área. Os demais, alunos do curso de Agronomia, comentaram o desejo de estudar e retornar à aldeia para aplicar lá os conhecimentos adquiridos. Os indígenas pretendem que sua experiência incentive mais jovens de sua aldeia a seguir em busca de formação superior.

alt

Ainda conforme Ricardo, os novos alunos concluíram o ensino médio fora da aldeia. Eles destacaram que não foram tratados com preconceito, tendo construído amizades e alimentado essa expectativa em sua chegada à instituição.
- Da nossa parte, pudemos constatar que eles vêm carregados de esperança, chegam de cabeça erguida e têm muito a somar a essa instituição - diz Ricardo, destacando que essa interação fomentará uma das maiores riquezas do Brasil: a diversidade cultural.

Notícia relacionada Com colaborações, Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social (Jaguarão: informações por Maurício Vieira. Itaqui: informações por Ricardo Oliveira e imagens por Franciele Gonçalves. Santana do Livramento: imagens por Tulon Fontoura e informações por Ruth Pereira)