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UNIPAMPA discute ações de apoio à inclusão de estudantes indígenas em Seminário PDF Imprimir
Qui, 08 de Março de 2012 09:05
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) promoveram o Seminário Perspectivas para o acolhimento e permanência de estudantes indígenas na UNIPAMPA, nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Campus Uruguaiana. Os técnicos administrativos em educação que compõem os Núcleos de Desenvolvimento Educacional de cada campus, responsáveis pelo apoio pedagógico e assistência estudantil, representantes das duas Pró-Reitorias envolvidas, da Coordenadoria de Apoio Pedagógico e da Comissão de Estudos sobre História Afro-brasileira e Indígena da UNIPAMPA compuseram o público participante.

A mesa com o tema História e Cultura Indígena: o que precisamos saber contou com a explanação dos professores Daniel Etcheverry, Doutor em Antropologia Social e Ronaldo Colvero, Doutor em História, ambos atuando no Campus São Borja. A organização do evento informa ainda que o Programa de Permanência, elaborado para atender os estudantes indígenas aldeados que estão ingressando na Instituição em 2012, foi apresentado aos colaboradores, bem como o termo de cooperação firmado com as lideranças indígenas para execução do referido programa. O evento foi encerrado com a construção coletiva de um plano institucional de acompanhamento ao estudante indígena.

Com a implantação do Programa de Ingresso e Permanência Indígena, a UNIPAMPA busca atender diversos compromissos institucionais: com a Política Nacional de Ações Afirmativas; com as diretrizes propostas pela Constituição Federal para a formação de políticas e programas que contribuam positivamente para a erradicação das desigualdades sociais e étnico-raciais, com vistas a construir uma sociedade mais justa e democrática; com os objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), dentre eles “democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal”, e, por fim, com o princípio da política de Assistência Estudantil definido no Projeto Institucional da UNIPAMPA, definido no trecho reproduzido a seguir: “inclusão universitária plena, que proporcione o acesso de estudantes e a continuidade dos estudos a todos, igualmente, incluindo os grupos que historicamente estiveram à margem do direito ao ensino superior público”.

De acordo com o informe repassado pelas pró-reitorias, já está sendo planejado evento sobre a mesma temática envolvendo os docentes dos cursos que receberão indígenas, com o intuito de completar a preparação para o recebimento dos novos estudantes.

Com informações da PRAEC e PROGRAD, Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social
 


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