Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


UAB: UNIPAMPA e Prefeitura firmam convênio para criar pólo de cursos EaD em Alegrete PDF Imprimir
Qua, 07 de Março de 2012 16:16
O vice-reitor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), professor Almir Barros da Silva Santos Neto, e o diretor do Campus Alegrete, professor Alessandro Girardi, participaram da assinatura do convênio entre a UNIPAMPA e a Prefeitura de Alegrete para a criação do pólo local da Universidade Aberta do Brasil. A reunião ocorreu na segunda-feira, 5 de março.

Conforme notícia no site da prefeitura, o convênio foi assinado pelo prefeito Erasmo Guterres Silva, vice-prefeita Preta Mulazzani e o vice-reitor Almir Barros, com a presença dos vereadores Eurides Caferati (PTB) e Leonardo Gonçalves (PMDB). O convênio tem validade por cinco anos, com possibilidade de prorrogação, e não envolve repasse de recursos financeiros, contando com a colaboração mútua das instituições para a realização das atividades.

Entre os objetivos, está a ampliação de vagas para graduação e pós-graduação, a possibilidade de atividades de ensino, pesquisa e extensão em parceria entre docentes, alunos e técnicos da UNIPAMPA e de instituições de ensino que se vinculem ao Pólo UAB de Alegrete. Um dos focos principais está na formação incial e continuada de professores da Educação Básica.

Com expectativa de início de aulas no segundo semestre de 2012, o momento é de organizar as condições de funcionamento. As aulas ocorrerão na modalidade de Educação a Distância (EaD), aproveitando as estruturas localizadas no Centro Profissionalizante Nehyta Ramos e no Campus Alegrete para o andamento dos cursos. Metade das vagas será destinada a profissionais da educação, público prioritário da UAB, e a outra metade estará disponível para o público em geral.

O diretor do Campus Alegrete, professor Alessandro Girardi, afirma que o convênio é uma oportunidade de contribuir para com a comunidade alegretense:
- O pólo é bastante importante para a cidade e a região porque aumenta as vagas e o acesso ao ensino superior, e porque permite que a UNIPAMPA se insira mais na região, fortalecendo parcerias.

A professora Amanda Meincke Melo, que atuou como coordenadora de Educação a Distância (CEaD) da UNIPAMPA no período de 2010 a 2011, diz que o anseio da comunidade local por formação em cursos superiores em nível de graduação e de pós-graduação foi importante para o surgimento do projeto. Segundo ela, já há um movimento no município na busca pelo acesso a cursos profissionalizantes na modalidade EaD.
- Com a instalação deste polo em Alegrete, na parceria entre município e UNIPAMPA, a universidade reitera seu compromisso institucional com a consolidação da modalidade na instituição, ao mesmo tempo que oferece aos acadêmicos de cursos EaD da Universidade Aberta do Brasil a possibilidade de vivenciarem, de forma mais plena, o ambiente acadêmico universitário - analisa.

Os encaminhamentos

Pelos termos do convênio, a Universidade se compromete a ceder espaço físico e estrutura de equipamentos e serviços para o funcionamento do Pólo, com uma sala para a coordenação e secretaria do mesmo, salas de aula, laboratórios, sala de teleconferência e auditórios mediante agendamento, além de acesso à biblioteca do Campus, com preferência para os alunos do pólo no acesso ao acervo originado dos convênios celebrados com a UAB e as instituições que oferecem cursos com apoio presencial no Campus Alegrete.

Outro encaminhamento importante é a criação de um Comitê Gestor, integrado por servidores da UNIPAMPA e funcionários da Prefeitura Municipal. Segundo a secretária executiva da CEaD, Maria Cristina Graeff Wernz, o Comitê deverá gerenciar a demanda de cursos na modalidade EAD em Alegrete e na região, indicando-as às Universidades e aos Institutos para implantá-los no Pólo UAB. O projeto deve ser submetido à coordenação do sistema UAB, integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.

Novas possibilidades de cursos

O vice-reitor, professor Almir Barros, relata que a ideia da criação do pólo partiu da Coordenadoria de Ensino a Distância (CEAD) da UNIPAMPA, em reunião com a direção do Campus, em 2011. A proposta foi imediatamente apoiada pela Reitoria e pela Prefeitura Municipal de Alegrete. As reuniões com a Prefeitura e as negociações começaram já no início do ano passado. A formatação do projeto foi assumida pela secretária executiva Maria Cristina Graeff Wernz, com assessoria da professora Amanda Melo, em diálogo com a gestão do município e a reitoria da Universidade.

O convênio assinado em Alegrete teve como referência a parceria da UNIPAMPA com a prefeitura de Santana do Livramento para a o funcionamento do Pólo UAB naquela cidade, com as adaptações necessárias. Segundo o vice-reitor, os objetivos do projeto permitem uma forte contribuição para o aumento do leque de opções de cursos:
- Um dos focos é o trabalho com a qualificação dos professores nas áreas de licenciatura, abrindo possibilidades também para a oferta de cursos que hoje não são ofertados pela UNIPAMPA em alegrete e que tem demanda na comunidade, que muitas vezes não possui condições para se deslocar aos grandes centros para buscar estes cursos.

O professor Almir diz que o potencial de atendimento de alunos ainda está por ser definido, dependendo de quantos cursos de graduação ou de pós-graduação serão instalados, e do espaço físico do Campus Alegrete, ainda em construção.

Além do Referencial de Qualidade do MEC para a Educação a Distância, as universidades participantes devem observar uma série de requisitos para se credenciarem para a oferta de cursos EaD, explica a professora Amanda. Pode haver variação nas estratégias e métodos de curso para curso, mas esta variação deve estar muito bem documentada nos projetos políticos pedagógicos dos respectivos cursos.
- Para um curso ser vinculado a UAB, existe todo um processo de legitimação - declara a professora.

A professora Amanda explica ainda que cursos de instituições de todo o Brasil, desde que vinculadas a UAB, poderão ser oferecidos à comunidade de Alegrete. Na página da UAB, é possível ver os cursos cadastrados no sistema UAB, o que permite ter uma ideia das opções. Uma possibilidade futura é de que a própria UNIPAMPA, com seus diferentes Campus, poderá ofertar cursos quando estiver credenciada para a oferta de cursos superiores a distância e vinculada à UAB.

Quanto aos resultados possíveis de se alcançar com um curso a distância, a professora Amanda destaca que diversas experiências relatadas em publicações e eventos relacionados a essa modalidade trazem indicadores positivos no que se refere à capacitação em ampla escala de professores da educação básica.
- Uma experiência da UAB da qual fiz parte é de uma especialização em Atendimento Educacional Especializado, oferecido pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Com uma metodologia consistente e equipe de professores pesquisadores especialistas na área e de tutores, o curso alcançou milhares de professores de todo Brasil. Sem a adoção da modalidade, seria muito difícil, talvez até impossível, no tempo de execução de um curso de especialização, a formação em serviço de tantos professores por equipe qualificada, com colaboradores também distribuídos pelo país - conta a professora.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social
 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400