Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


Convênio de pesquisa permite estudo sobre desenvolvimento florestal e manejo sustentável PDF Imprimir
Ter, 06 de Março de 2012 10:45
A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e a Cooperativa Tritícola Sepeense Ltda (COTRISEL) firmaram um convênio para o desenvolvimento do projeto de pesquisa Caracterização de um fragmento de floresta nativa estacional semidecidual. A pesquisa será coordenada pela professora Bruna Denardin da Silveira, do Campus São Gabriel, e as atividades serão desenvolvidas na Fazenda do Marco, na localidade de Tupancy, município de São Sepé.

A assinatura do convênio ocorreu na sede da COTRISEL, no dia 31 de janeiro de 2012, contando com a presença da diretora do Campus São Gabriel, professora Nara Rejane Zamberlan dos Santos, do presidente da Cooperativa, engenheiro agrônomo Fernando Osório, do produtor rural Flávio da Rocha Lorentz, proprietário da Fazenda do Marco, e dos professores Bruna Denardin da Silveira e Leandro Lorentz.

alt

Manejo sustentável

Conforme o professor Leandro Lorentz, a pesquisa vai buscar conhecer as condições de desenvolvimento de árvores nativas em um fragmento natural da floresta localizada na fazenda, com o intuito de manejo e conservação:
- Além disso, existem vários outros objetivos, como estimar o potencial da floresta para manejo com fins de produção sustentável de madeira. Para alcançar esses objetivos, foram instaladas parcelas permanentes na área de estudos, onde as árvores serão medidas todos os anos na mesma época, sendo possível, através desses dados, determinar, por exemplo, o quanto a floresta cresce e produz.

A pesquisa alia preocupação ambiental ao desenvolvimento econômico. O professor Leandro explica que o projeto abrange uma área de interesse ecológico em "estado clímax", um fragmento de floresta que não sofreu alterações significativas nas suas características e que, no caso da área em estudo na fazenda, não é explorado pelo homem há mais de 50 anos, algo descrito como bastante raro na região.
- O estudo e caracterização dessas florestas são fundamentais, especialmente para definir metodologias que possam colaborar com a exploração sustentável e sem impacto ambiental dessas áreas e o desenvolvimento da região - conta Leandro Lorentz.

Atualização às 14:22 - O projeto está previsto para ser desenvolvido durante cinco anos, período no qual estarão envolvidos com a investigação científica cinco professores da UNIPAMPA (Eduardo Pagel Floriano, Cibele Gracioli e Alexandra Augusti Boligon, além de Bruna e Leandro) e alunos da instituição. O professor Leandro ressalta que quanto maior o tempo da pesquisa, mais precisas serão as informações quanto à dinâmica da floresta.

Em contrapartida, um plano de manejo florestal sustentável para a área específica onde será feita a pesquisa deve ser elaborado ao término da coleta de dados. Outro retorno é que os cooperados da COTRISEL também podem contar com o auxílio do grupo de pesquisadores da UNIPAMPA em assuntos relacionados ao manejo florestal sustentável de povoamentos nativos.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social
 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400