Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


UNIPAMPA entre as quatro melhores universidades no RS, segundo IGC PDF Imprimir
Sex, 18 de Novembro de 2011 18:51
Com nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) está situada entre as Instituições de Ensino Superior com as melhores notas no país. O resultado foi divulgado pelo INEP na quinta-feira, 17, e repercutiu na mídia nacional. Matéria da Zero Hora destacou as cinco instituições mais bem avaliadas, dentre as quais está a instituição (confira neste link). A notícia também repercutiu entre a comunidade acadêmica, que fez diversos comentários via Twitter - confira neste link.

A respeito da nota, a reitora da Universidade, professora Maria Beatriz Luce, comenta que embora o aspecto mais aparente seja o das avaliações dos cursos, é importante destacar que o IGC resulta de um cálculo a partir do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que por sua vez é subsidiado por duas outras ferramentas de avaliação, as visitas in loco de especialistas aos cursos e o desempenho dos estudantes no ENADE - aspectos estes que dependem da organização e atuação administrativa e de trabalho conjunto: - O IGC e os resultados dos cursos são derivados do conjunto das condições de ensino, com pesquisa, extensão e condições físicas e administrativas, e levando em conta ainda o Projeto Institucional, os projetos pedagógicos dos cursos.

Conforme a pró-reitora de Graduação, professora Lúcia Vinadé, a classificação reflete a qualidade dos docentes da UNIPAMPA, que imprimem no ensino de graduação a aspiração e as práticas de pesquisa e extensão.
- A busca constante por qualidade na docência, desenvolvida e estimulada nos diversos níveis da Gestão, é a fonte propulsora deste resultado.

A professora Lúcia aponta que a infraestrutura é o maior desafio em torno do qual a instituição está trabalhando para atender às demandas.
- A expectativa para as novas avaliações é a de superarmos os obstáculos demonstrados neste momento, criando condições para que nossos estudantes desenvolvam na íntegra o perfil do egresso anunciado no Projeto Institucional.

Os cursos avaliados pelo ENADE em 2010 foram os da área da saúde. De acordo com informações enviadas pela Coordenadoria de Avaliação, setor da Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação (PROPLAN), alguns cursos da UNIPAMPA realizaram o ENADE 2010 já com alunos concluintes, possibilitando o cálculo do CPC e consequentemente do IGC da instituição. De acordo com as informações, os cinco cursos que já tem CPC calculado alcançaram os seguintes índices no cálculo do ENADE e do CPC:
  • Agronomia: ENADE: 5 / CPC: 4
  • Enfermagem: ENADE: 4 / CPC: 4
  • Farmácia: ENADE: 5 / CPC: 5
  • Serviço Social: ENADE: 5 / CPC: 4
  • Zootecnia: ENADE: 4 / CPC: 4


Entenda a composição da nota
  • IGC: O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória; abaixo de dois a atuação é insatisfatória. O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do ENADE, que mede o desempenho dos estudantes. 
  • CPC: O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um índice que avalia os cursos de graduação. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade dos cursos são o ENADE, aplicado a cada ano por grupo de áreas do conhecimento, e as avaliações feitas por especialistas diretamente na instituição de ensino superior. Quando visitam uma instituição, os especialistas verificam: as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. Além disso, no cálculo do CPC são considerados elementos de resposta do Censo da Educação Superior e do questionário socioeconômico do ENADE.
Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social
 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400