Universidade participa do lançamento do Pacto Gaúcho pela Educação PDF Imprimir
Ter, 23 de Agosto de 2011 19:02
Em solenidade realizada no Palácio Piratini hoje à tarde, o Governo do Rio Grande do Sul lançou três iniciativas relacionadas ao desenvolvimento por meio da educação, da ciência e da tecnologia, nas quais a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) marca presença.

O Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica vai organizar a realização de políticas públicas voltadas a professores de nível superior, servidores públicos estaduais de diferentes setores, alunos do ensino médio e profissionalizante e trabalhadores, ao criar uma rede entre Governo, universidades, instituições de ensino superior e centros de pesquisa do Rio Grande do Sul. O Pacto engloba outras duas iniciativas: a Rede Escola de Governo e a Rederiosul de Pesquisa.

alt

Na Rede Escola de Governo, a UNIPAMPA já tem definida a participação como uma das 24 instituições de ensino que vão oferecer programas de formação continuada, entre instituições públicas, particulares e comunitárias. O curso de Relações Internacionais, sediado no Campus Santana do Livramento, vai conduzir o curso Elaboração e Gestão de Projetos de Cooperação Internacional em parceria com a Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), órgão do Governo do Estado. O curso será a primeira das atividades no âmbito do programa de formação continuada Gestão de Políticas de Cooperação e Relações Internacionais, um dos projetos abrangidos pela REG.

Segundo a reitora da UNIPAMPA, professora Maria Beatriz Luce, a participação da Universidade se dá "em pé de igualdade" com as demais instituições participantes. A escolha da universidade para trabalhar com os conhecimentos relacionados à área das Relações Internacionais também significa um reconhecimento e uma oportunidade, conforme a dirigente, ao lembrar da relevância de acordos e políticas entre os países em diversos setores, da agricultura ao ensino superior, por exemplo. Ela afirma que a decisão destaca um curso relativamente novo na instituição e que já possui um quadro qualificado de docentes e pesquisadores no campo das Relações Internacionais.
- É a chance da Universidade fortalecer mais ainda a identificação com os seus princípios institucionais, ao trabalhar na educação continuada de servidores estaduais em uma área de conhecimento e atuação tão relevante.

Em relação à Rederiosul, projeto ligado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, a reitora informa que a ideia é ouvir as comunidades da região acerca das necessidades e construir proposta de acordo com essas definições. A Rederiosul, em suma, visa formar redes de pesquisa, pós-graduação e inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. A primeira rede que será implantada será voltada a pesquisas na área de Petróleo e Gás. A professora Maria Beatriz Luce observa que a UNIPAMPA possui cursos de graduação e pós-graduação com condições de oferecer importantes contribuições no que tange à prospecção de recursos minerais e na produção e gestão de energia.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social (foto por Caco Argemi/Palácio Piratini)