Cabeçalho Portal Unipampa Página inicial Site Campus Alegrete Site Campus Caçapava do Sul Site Campus Bagé Site Campus Dom Pedrito Site Campus Itaqui Site Campus Jaguarão Site Campus Livramento Site Campus São Borja Site Campus São Gabriel Site Campus Uruguaiana


 


Universidade participa do lançamento do Pacto Gaúcho pela Educação PDF Imprimir
Ter, 23 de Agosto de 2011 19:02
Em solenidade realizada no Palácio Piratini hoje à tarde, o Governo do Rio Grande do Sul lançou três iniciativas relacionadas ao desenvolvimento por meio da educação, da ciência e da tecnologia, nas quais a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) marca presença.

O Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica vai organizar a realização de políticas públicas voltadas a professores de nível superior, servidores públicos estaduais de diferentes setores, alunos do ensino médio e profissionalizante e trabalhadores, ao criar uma rede entre Governo, universidades, instituições de ensino superior e centros de pesquisa do Rio Grande do Sul. O Pacto engloba outras duas iniciativas: a Rede Escola de Governo e a Rederiosul de Pesquisa.

alt

Na Rede Escola de Governo, a UNIPAMPA já tem definida a participação como uma das 24 instituições de ensino que vão oferecer programas de formação continuada, entre instituições públicas, particulares e comunitárias. O curso de Relações Internacionais, sediado no Campus Santana do Livramento, vai conduzir o curso Elaboração e Gestão de Projetos de Cooperação Internacional em parceria com a Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), órgão do Governo do Estado. O curso será a primeira das atividades no âmbito do programa de formação continuada Gestão de Políticas de Cooperação e Relações Internacionais, um dos projetos abrangidos pela REG.

Segundo a reitora da UNIPAMPA, professora Maria Beatriz Luce, a participação da Universidade se dá "em pé de igualdade" com as demais instituições participantes. A escolha da universidade para trabalhar com os conhecimentos relacionados à área das Relações Internacionais também significa um reconhecimento e uma oportunidade, conforme a dirigente, ao lembrar da relevância de acordos e políticas entre os países em diversos setores, da agricultura ao ensino superior, por exemplo. Ela afirma que a decisão destaca um curso relativamente novo na instituição e que já possui um quadro qualificado de docentes e pesquisadores no campo das Relações Internacionais.
- É a chance da Universidade fortalecer mais ainda a identificação com os seus princípios institucionais, ao trabalhar na educação continuada de servidores estaduais em uma área de conhecimento e atuação tão relevante.

Em relação à Rederiosul, projeto ligado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, a reitora informa que a ideia é ouvir as comunidades da região acerca das necessidades e construir proposta de acordo com essas definições. A Rederiosul, em suma, visa formar redes de pesquisa, pós-graduação e inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. A primeira rede que será implantada será voltada a pesquisas na área de Petróleo e Gás. A professora Maria Beatriz Luce observa que a UNIPAMPA possui cursos de graduação e pós-graduação com condições de oferecer importantes contribuições no que tange à prospecção de recursos minerais e na produção e gestão de energia.

Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social (foto por Caco Argemi/Palácio Piratini)
 


Av. General Osório, 900
Bagé, RS 96400-100
Fone Reitoria: (53) 3240-5400